Transformação Digital

Economia

"O planeta não suporta mais o ser humano, é preciso transformar", diz futurista

Jaqueline Weigel é pesquisadora, instrutora e estrategista de futuros negócios. Está na sua quinta "encarnação" profissional e já pensa na sexta. Cheia de ideias, Weigel abriu o ciclo de palestras promovido pelo Sebrae, em Vitória.

Francine Leite

Redação Folha Vitória

Imagine uma luneta, capaz de enxergar lá na frente. Ou uma lupa, que nos ajuda a ver o que está perto, mas fica meio escondido entre as funções do dia-a-dia. Esse foi o efeito da vinda da gaúcha Jaqueline Weigel para o Espírito Santo, nesta segunda-feira (19).

Estrategista do futuro - função que pode mudar a qualquer momento, segundo a própria - Jaqueline acredita que a tão falada "inovação" é o mínimo. É do dia-a-dia. Para ela, é preciso transformação nas formas de falar, de fazer, de viver. E tudo começa pelo desapego. 

"É preciso se desligar das velhas formas para criar novas, olhar de fora para mudar por dentro. O mundo já mudou, e nós também", analisa Weigel.

Foto: Lucas Pisa

A futurista - título que, segundo a própria, já está ultrapassado - explica que o mundo está saturado das ações humanas. É preciso criar maneiras de reutilizá-lo.

"O sonho da casa própria não existe mais. Nem o primeiro carro é o grande ideal de muitos jovens, e uma carreira não precisa ser apenas uma carreira, podem ser várias", explica Jaqueline, que já está no que ela chama de quinta encarnação da carreira profissional, já pensando na sexta.  

Todos devem ser empreendedores

Durante mais de uma hora de conversa, Jaqueline Weigel mostrou que as 21 profissões do futuro já estão definidas e não estamos preparados para nenhuma delas.

"A gente foi criado para cuidar do que tem e não para criar coisas novas." E por isso é preciso reinventar-se. De acordo com a especialista, todos devem ser empreendedores e pensar nas reincarnações profissionais - não é preciso ser um só durante toda a vida. 

Weigel mostrou ainda que a tecnologia não nos dá mais trabalho, pelo contrário. De acordo com a palestrante, a transformação não passa somente pela tecnologia e, sim, pela estratégia e ética.  "A inteligência artificial já fraudou impressões digitais. Precisamos dar um passo atrás e 'reinovar', avaliar... é realmente disso que o mundo precisa?", pondera. 

Por onde começar: veja as dicas da Jaqueline Weigel

Plugue-se

Jaqueline Weigel foi a primeira palestrante do Plugue-se, evento promovido pelo Sebrae, no Espírito Santo. Os encontros, que acontecem até o dia 30 de novembro, tratam de como a transformação digital impacta as empresas e os negócios.  Ainda dá tempo de conferir a programação e se inscrever no site

Pontos moeda