Economia

Ambiente criativo e integrado fomenta a inovação nas empresas

Ecossistemas de inovação são empresas que se unem para criar um ambiente de aprendizado, em que é possível facilitar o desenvolvimento da inovação

Foto: Reprodução/Pexels

Quando uma comunidade de microrganismos se une em um ambiente vivo, compartilhando suas características e interesses em comum — sejam internas, sejam externas — o nome dado a esse movimento é ecossistema.

No mundo corporativo, quando empresas, universidades e o poder público se unem para criar um ambiente colaborativo e inovador, em que todos trabalham para fazer descobertas, crescer juntos e compartilhar resultados em comum, o nome disso é ecossistema de inovação.

O mercado, percebendo essa oportunidade de as instituições poderem se desenvolver mais rápido, tratou de criar um tipo de ambiente de correlação para trocarem experiências e partilhar dos pontos de equilíbrio erguidos nessa junção.

Leia também:
- Inovação ganha força no país e número de startups cresce nos últimos anos

"Quando pensamos em inovação tecnológica, a primeira palavra que nos vem à cabeça são as startups, tão em moda nos últimos anos. Porém, não podemos restringir nosso olhar. Existem vários ambientes que são propícios e proporcionam inovação. Empresas, lugares e até programas que ajudam a quebrar as barreiras do medo e transformam pessoas e negócios. O ambiente não só influencia a empresa como costuma ser o causador das demandas de inovação. Afinal, grande parte das empresas precisa inovar em função da concorrência ou precisa se adequar às mudanças externas", afirma o especialista em inovação, André Alves. 

O que são ecossistemas de inovação?

Ecossistemas de inovação são empresas que se unem para criar um ambiente de aprendizado, em que é possível facilitar o desenvolvimento da inovação. É a oportunidade que os empresários têm de interagir com profissionais de seu segmento para encontrar soluções para suas dores de mercado e criar novos produtos, serviços e projetos que atendam as necessidades mercantilistas.

Para isso, são criados polos com espaços colaborativos. Esses polos reúnem toda a infraestrutura necessária para favorecer o ambiente de descoberta, pesquisa e desenvolvimento. Mas para que isso aconteça de maneira proativa, é necessário a criação de pilares para sustentar essa dinâmica econômica. 

O que os ecossistemas de inovação proporcionam:

- Troca de experiências: com ele fica mais fácil trocar ideias, aprender com os erros dos outros, observar e acompanhar processos de perto e contribuir de forma mútua.

- Networking: em um ecossistema de inovação que funciona de maneira efetiva, os atores e as empresas que fazem parte dele conseguem trabalhar o networking de forma mais ativa, uma vez que é possível conhecer melhor e confiar nos trabalhos uns dos outros.

- Trabalhadores jovens: um grande desafio de empresas de tecnologia, por exemplo, é buscar novos talentos. O fato de uma empresa fazer parte de um ecossistema de inovação chama a atenção de profissionais mais jovens, o que ajuda também a fortalecer o ciclo de trabalho.

- Ajuda a comunidade: um parque tecnológico, por exemplo, constitui um ecossistema de inovação. À medida que ele se consolida, ele passa a fazer bem à comunidade, trazendo desenvolvimento e, ao mesmo tempo, criando uma relação de confiança com ela.

Inovação digital

Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro
Breno Ribeiro

Nesta quinta-feira (28) a ArcelorMittal Tubarão inaugurou o iNO.VC, programa de inovação digital que chega para fortalecer e gerar oportunidades para o ecossistema de inovação capixaba. A inauguração aconteceu na unidade de Tubarão, localizada no município da Serra, no Espírito Santo, e contou com a presença de lideranças e diversos representantes de startups.

O lançamento do programa foi marcado pela entrega de um espaço físico que dará suporte para o desenvolvimento de atividades que busquem soluções para as unidades do segmento de Aços Planos de Tubarão, Vega (SC) e Contagem (MG). O espaço que abrigará as atividades do Programa iNO.VC é todo revestido em aço e fica localizado em meio à área administrativa da empresa, próxima ao Restaurante. Com ambientes amplos, móveis descontraídos e elementos coloridos, o layout do espaço foi configurado para agregar beleza e criatividade, aumentando assim a interação e a criatividade dos seus usuários.

Leia também:
- Conectar empresas com indústria é desafio para a inovação

O iNO.VC vai atuar como plataforma de colaboração com o objetivo de conectar o segmento de aços planos às redes de universidades, iniciativas e startups. “Esse programa foi criado para que a gente possa associar as nossas inovações tecnológicas ao ecossistema do Espírito Santo, bem como em Santa Catarina e Minas Gerais. O sistema foi implementado aqui no Espírito Santo, porque, apesar da proximidade com o Findes LAB, nós não tínhamos o nosso local específico para os planos e faltava isso aqui“, explica Paulo Wanick, diretor de Finanças, Riscos & Tecnologia da Informação da ArcelorMittal.

Wanick fala como as startups, universidades e demais iniciativas podem participar do programa. “O ecossistema de inovação terá diversas formas de apresentação de ideias para os nossos desafios. Disponibilizaremos no site, nas redes sociais e também faremos workshops, trazendo nossas dores e demandas, para que o ecossistema entenda e apresente soluções que venham de encontro com as nossas necessidades”, afirma.

Para o especialista em inovação Leonardo Carraretto, o programa é mais um movimento que se une ao ecossistema de inovação capixaba para ajudar a projetar o Espírito Santo no segmento inovação. "O iNO.VC é mais uma 'cereja do bolo' para colaborar com esse momento de crescimento do ecossistema. Essa é a hora de todos estarem unidos para construir esse futuro do ecossistema, porque a gente está mudando a matriz econômica e os pilares de como o Espírito Santo vai se apresentar para o mercado. Certamente nos próximos meses, dias e anos, veremos um resultado muito grande do estado no cenário nacional. A Arcelor, já estabelecida há muito anos, poderia muito continuar no seu ritmo natural, mas ela escolheu a inovação e isso é um grande passo e exemplo para o mercado", diz.

O CEO da startup Aratu, Nelio Secchin, afirma que programas como o iNO.VC condensam iniciativas que estavam fragmentadas. "Esse programa fortalece muito o ecossistema, mas também proporciona que as inovações alcancem outros patamares. O iNO.VC, sem dúvidas, é um vetor muito importante para o ecossistema", ressalta Secchin.

Nome do programa

A criativa nomenclatura, “iNO.VC” (leia-se “inove-se”), foi escolhida após ampla votação entre sugestões de empregados da ArcelorMittal. Proposto pelo empregado Luciano Milanez Mazzi, seu conceito remete à ideia de que a inovação começa com cada um e lembra a proximidade do diálogo e da fluidez nas redes sociais.

Pontos moeda