PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL

Economia

Henrique Tommasi: "Ser líder é acreditar no que fazemos e fazer de coração"

Neste ano, a estrutura do Tommasi foi ampliada, abrindo duas unidades na Grande Vitória, além de capacitar a equipe para atender as demandas dessa época da Covid-19.

Foto: Divulgação

Farmacêutico-químico por vocação e formação, o empresário e empreendedor Henrique Tomasi Neto iniciou sua atuação nas análises clínicas há mais de 58 anos. Presidente e fundador do Tommasi Laboratório, formou-se na Faculdade Nacional de Farmácia da Universidade do Brasil, com especializações nas áreas de microbiologia médica, bioquímica, toxicologia, bromatologia e química orgânica.

Neste ano, o Tommasi preparou as estruturas internas e equipes dos laboratórios de dentro dos hospitais para a administração interna, assumindo apenas os exames diferenciados que não fazem parte da rotina hospitalar (exceto no Hospital Santa Rita). Além disso, a estrutura foi ampliada, abrindo duas unidades na Grande Vitória, além de capacitar a equipe para atender as demandas dessa época da covid-19.

Foto: Vitor Machado e Everton Nunes

Qual é o seu conceito de liderança?

Liderar é a capacidade de ser exemplo, se envolver naquilo em que se acredita de verdade, agindo de forma sincera e consistente para que seus colaboradores se sintam engajados, seguidores de sua visão.

Por que você foi considerado líder no seu segmento?

Acredito que pela ética, persistência, responsabilidade, abnegação e inovação com que venho trabalhando há mais de 58 anos e, claro, também pelo tratamento respeitoso e digno que tenho com todos, do mais humilde ao mais importante.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

Ser exemplo para nossa equipe, acreditar no que fazemos e fazer de coração. Assim como investimento constante em tecnologia e qualificação de mão obra, que são essenciais.

Quais são os maiores desafios e conquistas de ser líder?

Manter sua equipe motivada é o maior desafio. A maior conquista é a satisfação que sinto todo dia ao ir trabalhar, ver o crescimento de um sonho e manter a liderança durante todos estes anos.

Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?

Valorizar as pessoas é essencial. É ser exemplo para ter o poder de convencimento de seus propósitos e objetivos. Fazer isso de forma sincera engaja seguidores e alinha condutas.

Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por quê?

Ele não pode deixar de tomar decisão na hora certa, porque isso o joga para fora do mercado.

Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?

Sim. Um bom líder não pode deixar sua equipe se desmotivar e tem que se manter no mercado seguindo sua experiência e instinto.

Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?

Você tem que evoluir junto com o mercado. Procurar oportunidades e realmente efetivá-las, torná-las realidade! E sempre valorizar as pessoas, afinal, você não faz nada sozinho.

Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?

No final da jornada da vida, me sentir realizado e vitorioso.

Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes


Pontos moeda