Economia

Vendas do comércio varejista no ES avançam 1,8% em setembro; resultado foi o 3º melhor do País

A alta foi puxada pelo segmento de tecidos, vestuário e calçados, com aumento de 20,5%, seguida por móveis e eletrodomésticos

Foto: Divulgação
A alta nas vendas do varejo foram puxadas pelo segmento de tecidos, vestuário e calçados, com aumento de 20,5%

Apesar da maioria dos meses de 2020 ter sido conturbada em várias áreas da economia, por conta da pandemia do coronavírus, o setor varejista do Espírito Santo tem apresentado dados positivos. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentada nesta quarta-feira (11), o volume de vendas do comércio de varejo do Estado avançou 1,8%, em setembro de 2020, frente ao mês anterior. 

O levantamento mostra uma desaceleração na comparação entre julho e agosto (+2,3%), porém o setor capixaba teve ascensão pelo 5º mês consecutivo, exibindo resultado superior ao observado no Brasil (+0,6%) e apresentou o terceiro melhor resultado entre os estados brasileiros.

O acréscimo mais expressivo ocorreu no segmento de tecidos, vestuário e calçados (+20,5%); acompanhado por móveis e eletrodomésticos, com crescimento de +18,9%, que pode estar relacionado, segundo o IBGE e o Instituto Jones Santos Neves, a utilização do auxílio emergencial para substituição de produtos antigos. 

Nas redes sociais, o governador do Estado, Renato Casagrande, comemorou os resultados positivos.

No ranking, também aparecem hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+13,4%), que representa o maior peso no varejo restrito capixaba; além de equipamentos e materiais para escritório, informática e papelaria (+9,1%).

Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+8,8%); combustíveis e lubrificantes (+7,5%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+6,1%) também tiveram resultados positivos.

Em contrapartida, apenas Livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram recuo de -8,0%.

Foto: Divulgação / IJSN
Tabela mostra a variação no volume de vendas do comércio varejista restrito e ampliado - Brasil e Espírito Santo - Setembro de 2020

Gráfico mostra que o Espírito Santo teve o terceiro melhor resultado entre as Unidades da Federação.

Foto: Divulgação / IJSN

Destaque para materiais de construção e automóveis

Foto: Divulgação

O varejo ampliado avançou +22,7%, na comparação interanual, influenciado, principalmente pela performance positiva de artigos de material de construção (+109,2%) e por veículos, motocicletas, partes e peças (+22,7%).

Ainda de acordo com a pesquisa, no acumulado no ano, o volume de vendas do varejo restrito teve elevação de +2,5%, ao passo que no varejo ampliado expandiu +2,0%. 

Já no acumulado em 12 meses, o varejo restrito cresceu +2,9% e o varejo ampliado alcançou aumento de +3,2%.


* Com informações do IBGE e Instituto Jones Santos Neves

Pontos moeda