Economia

Agro Business em Linhares: representante do Banco do Brasil vai abordar futuro do agronegócio

Primeira edição do encontro terá participação do vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil, Renato Naegele, além de lideranças e empresários do setor

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Renato Naegele, é um dos convidados da 1ª edição do Encontro Agro Business, que será realizado nesta sexta-feira (26), para falar sobre a retomada econômica e o futuro do setor que move a economia capixaba e brasileira. 

O evento contará com painéis e vai ter como pauta também a tecnologia e inovação no segmento. Para o head do Folha Business, Ricardo Frizera, a presença de Naegele é imprescindível para o evento, dada a importância da instituição para o agronegócio.

"O Banco do Brasil é um dos maiores players do segmento de crédito rural do país. Naegele é uma presença importante, que toca a carteira do crédito e financia o agro no país. Este é o setor que, praticamente, carregou a economia do país nas costas nos últimos 10 anos. Foi o único setor que cresceu enquanto os outros declinaram", destacou.
Foto: Divulgação

Frizera ainda destacou que o evento é realizado na cidade de Linhares, por ser o município considerado a capital do agronegócio do Espírito Santo.

"Vamos reunir muitos empresários rurais, no momento em que Linhares protagoniza o agronegócio no Espírito Santo. Linhares é a capital do agro no estado e uma das cidades que mais tem crescido no polo de desenvolvimento industrial, logístico, agrícola e, principalmente, na produção rural", afirmou.

O agronegócio representa 33% da economia capixaba e cerca de 27% do PIB brasileiro. Além disso, o setor é responsável por gerar milhões de empregos e alimentar bilhões de pessoas no mundo. 

O setor é um dos mais resilientes em momentos de crise: enquanto Serviços e Indústria observaram quedas de 4,5% e 3,5%, respectivamente, a agropecuária foi o único setor que apresentou crescimento em 2%.

Nesse sentido, Naegele abordará o futuro do agronegócio e as próximas tendências do setor, além de abordar a retomada econômica e as perspectivas até o fim do ano. 

Ainda por contar com uma liderança do mercado financeiro ligado ao agro, o painel abordará a questão do crédito rural, sua importância para o campo e dos produtores brasileiros e a relevância do mercado de crédito e de capitais para o desenvolvimento do setor.

Foto: Divulgação

"Acreditamos que produzir alimento é uma missão nobre e o agronegócio tem a função de fazer parte da economia, mas também do social. Encontros como este têm uma importância grande para o setor produtivo, pois cria diálogo entre produtores, entidades, federações e instituições ligadas ao agronegócio, fortalecendo o setor em tecnologia, inovação, buscas de crédito, seguros agrícolas e políticas públicas", destacou a colunista do Agro Business no Folha Vitória, Stefany Sampaio.

O evento será transmitido pelo jornal online Folha Vitória e também pelo Facebook.

Veja a programação do Encontro Agro Business: 

O encontro começa a partir das 8h, no Solarium Cerimonial & Eventos, com o Welcome Coffee para recepcionar convidados e participantes. Na sequência, às 8h30, haverá a abertura com o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e o fundador da Apex Partners, Fernando Cinelli.

O primeiro painel acontece às 8h40 com o tema "Startups e agronegócio: como a tecnologia impulsiona o setor?" e terá a participação do fundador e CEO da Olho do Dono, Pedro Henrique Mannato, o fundador Mwowa, Igor Reuter, o fundador e CEO da Agrai, José Eduardo Scardua, e a fundadora e CEO da Raks, Fabiane Kuhn. O painel será mediado por Stefany Sampaio.

Foto: Divulgação

Às 9h40, o segundo painel será realizado com o tema "O sistema financeiro como alavanca para os bons resultados da Agroindústria".

O painel terá a participação do diretor-presidente do Bandes, Munir Abud, do diretor executivo do Sicoob-ES, Nailson Dalla Bernardina, e será mediado pelo estrategista-chefe da APX Invest, Tiago Pessotti.

Foto: Divulgação

O terceiro painel será realizado com o tema "Como o setor privado pode construir ainda mais prosperidade para a região?". O painel terá a presença do diretor comercial e marketing da Brametal, Alexandre Schmidt, e do presidente da Laticínios Damare, Cláudio Rezende. A conversa será mediada pelo sócio da Apex Partners e managing director da APX Invest, Pedro Chieppe Ferraço.

Foto: Divulgação

O último painel começa às 11h20. O vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil, Renato Naegele, mediado pelo apresentador e head do Folha Business, Ricardo Frizera, discute sobre "A força do agronegócio na retomada econômica".

Foto: Divulgação

Encontro Folha Business

Realizado em conjunto pela Apex Partners e a Rede Vitória, o projeto Folha Business começou em 2020 e, desde então, cinco edições foram realizadas, contando com a presença de referências nacionais na política e no mercado.

Entre as lideranças que já marcaram presença nos eventos estão o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; o ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o fundador da Localiza, Salim Mattar.

O público do Encontro é formado pelos principais empresários e lideranças políticas do Espírito Santo. A expectativa é que 450 pessoas participem da próxima edição, que vai acontecer no dia 7 de dezembro.


Pontos moeda