Economia

Black Friday: consumidor deve ficar atento aos preços. Veja dicas para não ser enganado!

Para evitar cair em falsas promoções, os consumidores devem pesquisar os preços com antecedência

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Novembro chegou e muitos consumidores já estão pensando nas compras que vão fazer na "Black Friday". Os consumidores, no entanto, devem ficar atentos aos produtos e aos preços para não serem enganados e não ficarem no prejuízo.

Há três semanas do dia conhecido pelas liquidações, algumas lojas já anunciam preços mais baratos e vantagens aos consumidores.

O Procon-ES ainda não tem uma estimativa de quanto a data deve movimentar a economia, mas levando em consideração o desempenho do comércio no mesmo período do ano passado, quando foram movimentados R$ 417,3 milhões em três dias de promoções, as expectativas para este ano são positivas. 

O morador de Cariacica José Carlos Simão criou um grupo em uma rede social para compartilhar as experiências como consumidor. Ele dá dicas para que as pessoas fiquem atentas aos preços dos produtos, mesmo fora da "Black Friday".

"A intenção da página é fazer com que as pessoas façam os cálculos para saber se realmente estão levando algo promocional ou se é apenas uma estratégia de marketing para enganar e fazer com que as pessoas comprem os produtos destacados na promoção, quando, na verdade, eles são mais caros", explicou.

LEIA MAIS: Morador do ES cria página para alertar sobre falsas promoções em supermercados

O diretor-presidente do Procon do Espírito Santo, Rogério Athayde, lembra que em tempos de internet e redes sociais, o consumidor se torna um fiscal dos preços e irregularidades.  

"O consumidor pode e deve fazer denúncias, não só de preço, mas de validade, de normas, de origem do produto", disse.

A "sexta-feira de descontos" é um sucesso no Brasil e em outros países como os Estados Unidos, onde o movimento se popularizou. No entanto, a data traz junto com o sucesso denúncias de maquiagem de preços. Por isso, segundo o Procon-ES, é preciso ficar sempre atento. 

"Se estiver interessado em comprar algo, antecipe a pesquisa dos preços. A gente costuma ouvir que a data é a "Black Fraude". Muitos comércios aproveitam uns dias antes para aumentar os preços e no dia da liquidação voltam aos preços 'normais'. É preciso ficar atento. Começar a pesquisar dias antes e checar as informações das embalagens", frisou Rogério.

Veja dicas para ficar atento na hora das compras

- Pesquise os preços em outros estabelecimentos antes de comprar;
- Faça os cálculos para comparar o preço dos produtos com tamanhos de embalagem diferentes. Identifique o valor por litro ou por grama para saber qual embalagem é mais vantajosa;
- Confirme a data de validade dos produtos antes de comprar, principalmente, quando houver promoções. Muitos estabelecimentos costumam baixar os preços quando o produto está próximo da data de vencimento;
- Verifique as informações do rótulo. Às vezes, os produtos têm embalagens que chamam a atenção para um ingrediente específico, o que pode confundir o consumidor.

Black Friday: como denunciar promoções irregulares?

Rogério lembra que o Procon-ES tem um canal para tirar dúvidas e receber denúncias dos consumidores. Ele explica que as pessoas que flagrarem irregularidades devem denunciar.

"Elas podem e devem denunciar. O Procon Estadual tem uma ferramenta para atendimento dos consumidores. Temos um servidor que analisa caso a caso. Nossa equipe vai aos locais para apurar as denúncias", frisou.

As denúncias podem ser feitas pelo Whatsapp (27) 3323-6237, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas, exceto nos feriados.

Pontos moeda