Economia

ES registra recorde de abertura de empresas em 2021

Em dez meses, mais de 15 mil aberturas de empresas já foram registradas na Junta Comercial do Estado

Foto: Reprodução/ Pexels

Os capixabas estão investindo cada vez mais em um negócio próprio. De janeiro a outubro desde ano, o Espírito Santo teve um novo recorde no número de abertura de empresas desde 2010. Os dados são da Junta Comercial do Estado.

Apenas no mês de outubro, 1.392 empreendimentos foram abertos no Espírito Santo. Ao todo, 15.602 aberturas de empresas já foram registradas neste ano. Com isso, 2021 já supera 2010, que havia registrado o maior número de empresas criadas no ano: 14.922. 

LEIA TAMBÉM: Jovens representam quase um quarto dos empreendedores do ES

Para o presidente da Junta Comercial, Carlos Roberto Rafael, os dados são considerados positivos e apontam para a retomada do crescimento da economia no Espírito Santo. Segundo ele, a tendência é que esse recorde seja amplificado até o fim do ano. 

"Temos ainda dois meses pela frente e acreditamos que possamos fechar 2021 com mais de 18 mil novas empresas no Espírito Santo. Os empreendedores podem ter certeza que vão encontrar o apoio necessário da Junta Comercial para iniciar seus negócios", disse.

Ao longo do ano, os setores que mais contribuíram para este número foram o comércio varejista (3.142), empreendimentos voltados à saúde humana (1.524), comércio por atacado (1.503), serviços de escritório (654) e empresas do ramo de alimentação (638).

Foto: Divulgação/ Sefaz

Quebras consecutivas de recordes 

Em julho, foi registrado o melhor mês para a abertura de novas empresas em toda a história: 1.813. Logo depois, em agosto, o recorde foi novamente quebrado, com a abertura de 1.904 novos negócios.

Já em outubro, o Estado alcançou o menor tempo médio para se abrir uma empresa: apenas 22 horas, segundo dados da RedeSim, do Governo Federal. O dado diz respeito ao mês de setembro, quando a média nacional foi de 2 dias e 3 horas para se iniciar um novo negócio.

Pontos moeda