Economia

INSS: mais de 1,6 mil capixabas têm benefício suspenso por falta de perícia

Aqueles que tiveram seus benefícios suspensos, ainda podem reverter a situação, agendando uma perícia médica. Após 60 dias da suspensão, se não houver agendamento, o benefício será cancelado

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Terminou o prazo para que os segurados, convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizassem o agendamento da perícia médica. No Espírito Santo, dos 1.790 convocados, apenas 129 realizaram o procedimento e outros 5 fizeram o agendamento.

A convocação foi feita após um pente-fino realizado pelo INSS para identificar possíveis irregularidades no pagamento de benefícios. O prazo terminou na última sexta-feira (19). No entanto, quem ainda não realizou a perícia, ainda pode fazer o agendamento.

Em julho, o INSS começou a enviar cartas para 170 mil segurados em todo o Brasil. Já em setembro, o INSS convocou, pelo Diário Oficial da União, 95 mil segurados remanescentes que ainda não haviam agendado a perícia.

Quem não agendou a perícia teve o benefício suspenso. Esse grupo é formado por beneficiários que não foram localizados no endereço que consta na base de dados do INSS ou deixaram de marcar o exame após receber a notificação.

Como agendar a perícia

Aqueles que tiverem seus benefícios suspensos, ainda podem reverter a situação, agendando uma perícia médica pelo pelo aplicativo ou site Meu INSS ou ligando para a Central 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Após 60 dias da suspensão, se não houver agendamento, lembramos que o benefício será cancelado.

Em todas as fases, o INSS divulgou em seus canais e por meio da imprensa a possibilidade de suspensão do benefício para aqueles que não realizassem o agendamento da perícia. No entanto, a resposta por parte dos segurados está abaixo do esperado e cerca de 85 mil pessoas ainda não realizaram o agendamento.

Na data agendada para a realização da perícia, deverão ser apresentados os documentos pessoais, além de toda a documentação médica que o segurado disponha, tais como laudos com CID, atestados, receitas e exames recentes.

Pelo Meu INSS, basta seguir o seguinte passo a passo:

1. Faça o login no Meu INSS

2. Clique em "Do que você precisa?", escreva "Agendar Perícia" e, em seguida, em "Novo Requerimento"

3. Escolha entre "Perícia Inicial", se for a primeira vez, ou "Perícia de Prorrogação", se já estiver em benefício

4. Siga as orientações que aparecem na tela

5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido

De acordo com o INSS, a revisão não visa apenas cessar o benefício, mas, sim, observar a condição de cada segurado, dando o encaminhamento técnico e qualificado: estabelecer uma data de cessação futura, para acompanhamento permanente, de acordo com a manifestação do segurado; transformar em aposentadoria por invalidez, quando constatada a total impossibilidade de recuperação; encaminhar ao processo de reabilitação profissional ou mesmo cessar o benefício nos casos em que constatada a plena recuperação da capacidade laboral.

Pontos moeda