Economia

Jovens representam quase um quarto dos empreendedores do ES

Para ajudar quem deseja se aventurar nos negócios, o Jornal da TV Vitória terá conteúdos no canal "Geração Empreendedora" com dicas e ideias para os jovens empreenderem

Foto: Divulgação

A cada ano que passa, os jovens têm buscado novas oportunidades no mundo dos negócios. Quase um quarto de todos os empreendedores do Espírito Santo tem menos de 34 anos. É o que apontam os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-ES).

Para ajudar as pessoas que têm boas ideias, mas não sabem como tirá-las do papel, o Jornal da TV Vitória vai trazer conteúdos na internet com um especialista no assunto. O canal "Geração Empreendedora", que também tem outros parceiros, terá vídeos temáticos três vezes na semana. 

Foto: Reprodução / Instagram

Com uma linguagem simples e objetiva, o administrador e empreendedor Fernando Gregório, de 33 anos, irá compartilhar suas experiências no mundo dos negócios, além de trazer ideias e dicas para os jovens que querem empreender.

"Serão três vídeos por semana. Na segunda-feira, os vídeos vão falar sobre inovação, quais são os processos, de que forma você pode buscar ideias inovadoras para empreender. Na quarta-feira, será sobre startup, o mundo vive um momento de startup e o brasileiro é um bom empreendedor nesta área. E no sábado, vamos falar do dia a dia do empreendedor, trazendo os dilemas e os desafios", adiantou. 

Natural de Aracruz, Norte do Estado, Fernando mora em Vitória há sete anos. Ele atua há cerca de oito anos em gestão de projetos. Apaixonado pelo Espírito Santo, criou o aplicativo Vibes com mais de 100 dicas para ajudar quem deseja encontrar pontos turísticos para curtir os municípios capixabas. 

Além de ser o CEO do aplicativo, Fernando também tem experiência na área de vestuário a frente de uma marca de camisas. Ele irá dividir um pouco das suas aventuras no mundo dos negócios no canal, que já está no ar.

>> CLIQUE AQUI E ACESSE O CANAL "GERAÇÃO EMPREENDEDORA" 

Gregório conta que muitos jovens têm criado o hábito de pensar em abrir o próprio negócio, de ser o próprio patrão. No entanto, ele alerta que é preciso ter calma e planejar bem antes de começar.

"A GEM, uma pesquisa que monitora o empreendedorismo no mundo, aponta que 14 milhões de brasileiros começaram a empreender na pandemia. Desse número, o segundo maior grupo é formado por jovens. O grande desafio do empreendedor jovem é não ir com muita cede ao pote. O jovem tem a energia, mas precisa ser controlada no contexto mercadológico para que se possa colocar a energia em ideias que tenham aderência no mercado", disse. 

O Espírito Santo tem 406.618 empresas ativas, quase 53 mil foram criadas entre janeiro e setembro deste ano. Deste número, 23,91% pertencem a jovens de até 34 anos. 

Os setores que mais cresceram neste ano foram o de comércio de vestuário e acessórios, de obras de alvenaria, de cabeleireiros e manicure e o setor de alimentos. 

A analista do Sebrae-ES, Renata Braga, lembra que há muitas oportunidades no mundo dos negócios, mas é preciso ter estratégias para ter o melhor desempenho.

"Faça um piloto do seu negócio, passe para uma fase de experimentação, parta para o planejamento, avalie os riscos e o seu investimento inicial deve ser o menor possível. Comece a investir no seu negócio a partir do momento que ele começar a dar retorno", orientou.   

Para já entrar no clima do canal, Fernando já deixou uma dica valiosa para quem deseja empreender.

"A jornada de um empreendedor é muito custosa, muito desafiadora. Costumo dizer que o empreendedorismo é um estilo de vida. Você tem que estar preparado para aguentar os altos e baixos. Não existe formula mágica para o empreendedorismo, os mercados são diferentes, as formas de gestão são diferentes. É preciso pensar bem no negócio, no mercado que ocupa, no cliente, para só então devolver performances para empreender e dar certo", pontuou. 

*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda