Economia

Citigroup vende negócio de varejo no Japão ao Sumitomo

Redação Folha Vitória

Tóquio - O Sumitomo Mitsui Banking Corp. (SMBC), a segunda maior instituição de crédito do Japão, disse nesta quinta-feira que comprará as operações de varejo japonesas do Citigroup Inc., deixando o banco de Nova York concentrado nas atividades de banco corporativo, banco de investimentos e outros negócios institucionais na terceira maior economia do mundo.

O SMBC afirmou que poderá tornar a unidade lucrativa, em parte pelo acordo para fornecer a seus cliente acesso a 1,9 milhão de caixas automáticas que o Citigroup tem ao redor do mundo.

O SMBC, unidade bancária mais importante do Sumitomo Mitsui Financial Group Inc., assumirá o controle das atividades de varejo do Citibank Japan, incluindo seus depósitos, 740 mil clientes, filiais, 1.600 empregados e rede de caixas automáticos em outubro de 2015. O banco japonês disse que fundirá a unidade varejo do Citi com a sua unidade de banco fiduciário, o SMBC Trust Bank Ltd., que possui principalmente negócios assumido por meio da aquisição do Société Générale Private Banking Japan Ltd. no ano passado.

A instituição de crédito japonesa pagará ao Citi entre 30 bilhões de ienes e 50 bilhões de ienes (entre US$ 250 milhões e US$ 417 milhões) dependendo do número de clientes e depósitos que herdará com a compra, de acordo com fontes. O SMBC disse que não planeja cortar empregos após a aquisição. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda