Economia

Linhares lidera ranking de maior produtor de frutos do mar no Espírito Santo

Município produziu no ano passado 2,4% do total de tilápias criado no país; números foram divulgados na Produção da Pecuária Municipal (PPM), estudo do IBGE

Mais de 60% da produção de frutos do mar capixaba é composta pela tilápia Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou pela primeira vez nesta terça-feira um estudo sobre a aquicultura – criação de peixes, frutos do mar e outros animais aquáticos – dos municípios brasileiros desenvolvida em 2013.

Segundo os dados da Produção da Pecuária Municipal (PPM), a produção total da piscicultura capixaba foi de 6,5 mil toneladas, o que representa 1,7% da produção nacional, com valor superior a R$ 27 milhões. Linhares foi o principal município produtor do Estado, com 4,1 mil toneladas, e fulgura entre os 20 primeiros municípios produtores em nível nacional.

Segundo a PPM, 2.618 municípios apresentaram informações sobre algum dos produtos da aquicultura em todas as 27 Unidades da Federação. O valor total da produção foi de R$ 3,1 bilhões, sendo 66,1% oriundos da criação de peixes e 25% de crustáceos.

Espécie campeã

Dentre os animais aquáticos, o mais criado no país em 2013 foi a tilápia, respondendo por 43,1% da produção nacional de peixes. O Paraná foi o maior produtor do peixe, com 26,4% da produção nacional (44,7 mil toneladas). 

O Espírito Santo ficou na oitava colocação, com uma produção de 6,3 mil toneladas e uma participação de 3,7% no total do país. O município de Linhares foi responsável por 2,4% do total produzido no Brasil.

Pontos moeda