Linhares lidera ranking de maior produtor de frutos do mar no Espírito Santo

Economia

Linhares lidera ranking de maior produtor de frutos do mar no Espírito Santo

Município produziu no ano passado 2,4% do total de tilápias criado no país; números foram divulgados na Produção da Pecuária Municipal (PPM), estudo do IBGE

Mais de 60% da produção de frutos do mar capixaba é composta pela tilápia Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou pela primeira vez nesta terça-feira um estudo sobre a aquicultura – criação de peixes, frutos do mar e outros animais aquáticos – dos municípios brasileiros desenvolvida em 2013.

Segundo os dados da Produção da Pecuária Municipal (PPM), a produção total da piscicultura capixaba foi de 6,5 mil toneladas, o que representa 1,7% da produção nacional, com valor superior a R$ 27 milhões. Linhares foi o principal município produtor do Estado, com 4,1 mil toneladas, e fulgura entre os 20 primeiros municípios produtores em nível nacional.

Segundo a PPM, 2.618 municípios apresentaram informações sobre algum dos produtos da aquicultura em todas as 27 Unidades da Federação. O valor total da produção foi de R$ 3,1 bilhões, sendo 66,1% oriundos da criação de peixes e 25% de crustáceos.

Espécie campeã

Dentre os animais aquáticos, o mais criado no país em 2013 foi a tilápia, respondendo por 43,1% da produção nacional de peixes. O Paraná foi o maior produtor do peixe, com 26,4% da produção nacional (44,7 mil toneladas). 

O Espírito Santo ficou na oitava colocação, com uma produção de 6,3 mil toneladas e uma participação de 3,7% no total do país. O município de Linhares foi responsável por 2,4% do total produzido no Brasil.