Economia

Prévia da FGV mostra queda da confiança da indústria em dezembro

Redação Folha Vitória

Rio - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da Sondagem da Indústria de dezembro divulgada nesta segunda-feira, 22, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ficou em 84,9 pontos, o que significa recuo de 0,8% em relação ao resultado final de novembro, que foi de 85,6 pontos. No mês passado, o ICI subiu 3,6%. Na comparação com dezembro do ano passado, sem ajuste, a prévia aponta recuo de 15,8% na confiança.

A média histórica recente do indicador está em 103,2 pontos. "A queda do ICI em dezembro decorreria da piora das avaliações sobre o momento presente", informou a FGV, em nota.

A prévia de dezembro demonstra que o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 1,5%, para 84,6 pontos, "em um movimento de aparente acomodação após alta de 7,3% no mês anterior". Enquanto isso, o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,2%, para 85,2 pontos.

Capacidade

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria atingiu 81,5% em dezembro, segundo a prévia da FGV. O resultado, já livre de influências sazonais, é 1,2 ponto porcentual inferior ao apurado no resultado final da sondagem de novembro, que foi de 82,7%.

A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria abrange a consulta a 782 empresas entre os dias 01 e 17 deste mês. O resultado final da pesquisa referente a dezembro será divulgado no próximo dia 29.

Pontos moeda