Economia

Produção industrial cai no RS e setor estima mais demissões

O levantamento mostrou que a variável que mede o emprego teve queda de 2,9 pontos, terminando novembro com 43,7 pontos. Segundo a Fiergs, 31,1% das empresas reportaram demissões

Redação Folha Vitória
Indústrias do RS terão que reduzir número de funcionários Foto: Estadão Conteúdo

Porto Alegre - A produção industrial do Rio Grande do Sul fechou novembro em queda com relação ao mês anterior, informou nesta segunda-feira, 29, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). De acordo com a sondagem feita pela entidade, a atividade do setor somou 45,4 pontos numa escala que vai de 0 a 100. Em outubro, o resultado havia sido de 51,2.

O levantamento mostrou que a variável que mede o emprego teve queda de 2,9 pontos, terminando novembro com 43,7 pontos. Segundo a Fiergs, 31,1% das empresas reportaram retração no número de empregados. "A indústria chega ao final do ano com a atividade em baixa e perspectivas cada vez mais desalentadoras. Diante disso, as expectativas dos empresários continuam se deteriorando, indicando que esse quadro tende a se manter, o que deprime os investimentos e o mercado de trabalho", afirmou o presidente da entidade, Heitor José Müller.

A fragilidade do setor também ficou evidenciada nos estoques de produtos finais excessivamente acima do planejado em 32,9% das indústrias pesquisadas e na ociosidade da utilização da capacidade instalada em 40% das linhas de produção.

Futuro

A expectativa dos empresários é de um cenário negativo para os próximos seis meses, com baixa demanda e a consequente deterioração do mercado de trabalho. De acordo com a sondagem da Fiergs, enquanto 27,4% das empresas apontam para demissões, apenas 15,4% têm a intenção de fazer mais contratações. O restante respondeu que vai manter o atual quadro.

Pontos moeda