Economia

Austrália deverá crescer apesar de commodities fracas, diz RBA

Redação Folha Vitória

Sydney - A economia da Austrália conseguiu evitar maiores problemas e deverá crescer moderadamente, apesar da forte queda nos preços das commodities e de outros choques globais, afirmou o presidente do banco central do país, Glenn Stevens.

"Numa série de aspectos, a economia se ajustou aos choques da maneira que era de se esperar", afirmou Stevens, em discurso feito ontem à noite, pelo horário de Brasília.

Na madrugada de ontem, o RBA, como é conhecido o BC australiano pela sigla em inglês, decidiu manter sua principal taxa de juros na mínima histórica de 2% em que se encontra desde maio, numa tentativa de estimular outros setores da economia, em meio à diminuição dos investimentos do setor minerador.

Stevens também notou que, embora tenham caído, os preços do minério de ferro e do gás natural continuam bem acima dos níveis do ano 2000, mais ou menos na época em que começou a forte expansão da indústria mineradora.

Além disso, a inflação não tem sido um problema e a taxa de desemprego australiana deverá ficar em torno de 6%, ou pouco acima da disso, ao longo do próximo ano, antes de começar a declinar lentamente, disse Stevens. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda