Economia

China deverá crescer 6,9% em 2015, indica pesquisa do PBoC

Redação Folha Vitória

Pequim - A economia da China deverá crescer 6,9% este ano, segundo relatório de pesquisadores do banco central chinês (PBoC), publicado nesta quarta-feira.

Para 2016, a previsão é que o ritmo de expansão do gigante asiático diminua levemente, para 6,8%, pressionado pelo excesso de capacidade na indústria, pela demanda fraca por bens chineses e pelo avanço dos empréstimos inadimplentes no setor bancário, indica a pesquisa.

Pequim estabeleceu meta de crescimento de cerca de 7% para este ano, que marcaria o ritmo mais fraco em um quarto de século. No terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês subiu 6,9% na comparação anual, registrando o pior desempenho desde a crise financeira de 2008.

De acordo com os pesquisadores do PBoC, as várias medidas de estímulos adotadas pelo governo ao longo do ano devem fazer efeito a partir do quarto trimestre e até o primeiro semestre de 2016.

Eles também preveem que os investimentos no setor imobiliário, que tem excesso de estoque, se estabilizarão no próximo ano, mas a recuperação deverá ser lenta.

A pesquisa do PBoC também projeta que a inflação chinesa ficará em 1,5% este ano, bem abaixo da meta de 3% de Pequim. Já as exportações deverão recuar 2,9% em 2015, enquanto as importações poderão sofrer forte queda de 14,8%.

Para os investimentos em ativos fixos, a previsão é de alta de 10,3% este ano, menor que o aumento de 15,7% registrado em 2014, e para as vendas no varejo, a projeção é de avanço de 10,8% em 2015, ante ganho de 12% no ano passado. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda