Economia

China facilita regras para emissão de bônus por empresas

Redação Folha Vitória

Pequim - O órgão de planejamento econômico da China anunciou hoje que vai relaxar as regras para o mercado de bônus, tornando mais fácil para as empresas levantarem novos recursos, num momento em que a segunda maior economia do mundo apresenta novos sinais de fraqueza.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, pela sigla em inglês) informou que vai simplificar os procedimentos para as vendas de bônus e isentar algumas companhias de seu processo de avaliação.

Emissores ou bônus com notas de crédito AAA não precisarão ser avaliados e poderão apresentar propostas de vendas de bônus diretamente à NDRC. A mesma isenção valerá para bônus lastreados por empresas com ratings AA+ ou superiores, segundo as novas regras.

Além disso, as empresas poderão utilizar até 40% dos recursos levantados para suas operações. Anteriormente, apenas companhias com boas notas de crédito tinham essa possibilidade.

O mercado de bônus da China se expandiu com força este ano, após a série de medidas de relaxamento monetário que Pequim vem adotando para impulsionar o crescimento econômico.

No entanto, anúncios de calote feitos por várias empresas, incluindo a Baoding Tianwei Group, um fabricante de equipamentos elétricos e primeira empresa estatal chinesa a falhar no pagamento de um bônus doméstico, têm causado nervosismo entre os investidores. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda