• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Chuva no RS e elevação dos custos devem prejudicar produção de arroz, diz Conab

Economia

Chuva no RS e elevação dos custos devem prejudicar produção de arroz, diz Conab

As chuvas na Região Sul prejudicam o plantio do cereal. Segundo a Conab, houve atraso na instalação das lavouras no principal Estado produtor, o Rio Grande do Sul

 O Ministério da Agricultura ampliou o calendário oficial do plantio do cereal Foto: Divulgação

São Paulo - A próxima safra brasileira de arroz 2015/16 deve diminuir 4,1%, para 11,92 milhões de toneladas, em comparação com 12,44 milhões de t em 2014/15. Os números são do terceiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados nesta sexta-feira, 11.

"Essa redução de produção ocorre principalmente por causa do excesso de chuva no período atual de plantio e ao alto nível de preços dos custos de produção, acarretando uma redução da tecnologia empregada", informa a Conab.

As chuvas na Região Sul prejudicam o plantio do cereal. Segundo a Conab, houve atraso na instalação das lavouras no principal Estado produtor, o Rio Grande do Sul. Por isso, o Ministério da Agricultura ampliou o calendário oficial do plantio do cereal no Estado. "Mesmo plantando fora do período ideal, os produtores poderão ser atendidos pelo Proagro, em caso de sinistro", explica a Conab.