Economia

China estuda flexibilizar regras para financiamento de carros

Redação Folha Vitória

Xangai - A China está estudando a possibilidade de flexibilizar o atual limite de 80% para financiamentos de carros, afirmou hoje o banco central chinês (PBoC, pela sigla em inglês), numa nova tentativa de apoiar a indústria automotiva.

Em comunicado divulgado em sua página na internet, o PBoC disse que está revisando as regras para financiamento de carros. Os valores que compradores poderão financiar dependerão de fatores econômicos mais amplos e de consultas com o setor automotivo, explicou o BC.

Pela política atual, em vigor desde 2004, os consumidores podem financiar até 80% do valor de um veículo novo junto a bancos e outras instituições financeiras. Para carros usados, o teto é de 50%.

Recentemente, a China decidiu prorrogar um incentivo fiscal para carros de motores menos potentes até 2017, embora em escala menor, em meio a preocupações de que o maior mercado automotivo do mundo pudesse desacelerar.

A partir de 1º de janeiro, o Ministério de Finanças chinês vai impor uma taxa de compra de 7,5% a veículos com motor até 1.6, ante 5% atualmente, mas ainda abaixo do patamar normal de 10%.

Entre janeiro e novembro, as vendas de carros novos na China totalizaram 21,7 milhões de unidades, mostrando alta de 16% ante igual período do ano passado, quando as vendas cresceram 5,9%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda