Economia

China propõe baixar de 51% para 33% fatia máxima de investidor em seguradora

Redação Folha Vitória

PEquim - Autoridades da China propuseram nesta quinta-feira regras mais rígidas para controlar a forma como seguradoras investem no mercado de ações, em um esforço para reduzir os riscos ao sistema financeiro local.

Entre as principais medidas propostas pelo regulador do setor chinês, estão a que reduz de 51% para 33% a participação máxima que um investidor único pode manter na empresa, e a que as impede de investir com dinheiro levantado através de produtos de gestão de patrimônio.

As propostas chegam em um momento em que as seguradoras aumentam seu apetite no mercado de ações, o que chamou a atenção das autoridades. O receio é que elas ameacem a estabilidade dos mercados locais ao levantar dinheiro com produtos de gestão de patrimônio e comprar grandes fatias de empresas listadas. O regulador chegou a atacar individualmente algumas empresas, como a Huaxia Life Insurance e a Soochow Life Insurance, que foram impedidas de vendar produtos de seguro na internet e de submeter novos produtos para aprovação por três meses.

"O objetivo do regulador é guiar as seguradoras de volta ao tradicional ramo de proteção de longo prazo, ao invés de gestão de ativos", afirmou um relatório da NSBO Research. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda