Entrada de investimento em 2016 ocorre de forma disseminada entre setores, diz BC
Brasília - O chefe do departamento econômico do Banco Central, Tulio Maciel, avaliou nesta terça-feira, 20, que os ingressos de Investimentos Diretos no País (IDP) em 2016 ocorrem de forma disseminada entre os vários segmentos da economia.
"Em novembro o setor que mais recebeu foi o setor petrolífero, mas a distribuição foi significativa pelos diversos setores da economia. As oportunidades que a economia apresenta estão distribuídas por vários setores", agregou Maciel. "Em novembro, houve operações um pouco maiores que favoreceram IDP, com ingressos no setor de petróleo no fim do mês", completou.
Renda fixa
Ele destacou a saída de títulos de renda fixa em novembro, diferentemente dos anos anteriores, quando houve ingressos significativos nessa conta.
"Esses valores entraram nos anos anteriores e agora enxergamos a reversão desse movimento. Esse movimento é natural em parte, mas a perda de grau de investimento também pode ter efeitos defasados sobre essas alocações", explicou.
Segundo Maciel, em dezembro - até o dia 16 - o BC registra US$ 213 milhões em ingressos em ações, com US$ 443 milhões em entradas na renda fixa.
Taxa de rolagem
O chefe do departamento econômico do Banco Central avaliou que a taxa de rolagem de 190% de títulos de longo prazo em novembro ficou bem acima do verificado no mês em anos anteriores. "Houve uma melhora importante no mês passado", destacou. No acumulado do ano, a taxa de rolagem está em 64%.
Em dezembro, até o dia 16, a taxa de rolagem total está em 27%, sendo de 70% para títulos e de 22% para empréstimos diretos.