Economia

Líder do Boko Haram instiga a militantes a matarem e sequestrarem

Redação Folha Vitória

Maiduguri - O líder do grupo extremista Boko Haram, Abubakar Shekau, instou seus militantes a "matarem, assassinarem e sequestrarem... e detonarem bombas em todos os lugares", em um novo vídeo que foi dado como prova de que o movimento ainda está vivo, ao contrário do que vinha dizendo o governo da Nigéria.

Na semana passada, o presidente Muhammadu Buhari declarou que o Exército havia expurgado o último enclave do Boko Haram no nordeste, afirmando que "os terroristas estão em fuga e não tem para onde correr".

No vídeo, que foi colocado no YouTube, Shekau anunciou: "Estou aqui, estou vivo e bem. A batalha está apenas começando".

As forças armadas da Nigéria já disseram ter assassinado Shekau ao menos três vezes. No início deste ano, elas declararam que ele estava com um ferimento mortal. Nesta semana, foi apreendido o Corão de Shekau na operação sobre a floresta de Sambisa.

A cada vez que uma declaração do tipo é feita, o líder do Boko Haram aparece em um vídeo para fazer graça delas.

Em sua nova mensagem, o líder reitera que sua missão é "estabelecer um califado islâmico", um país de 180 milhões de habitantes igualmente divididos entre muçulmanos e católicos.

"Matem todos os infieis e detonem bombas em todos os lugares", disse Shekaku. "Sim! Quero que vocês matem, assassinem, sequestrem". Fonte: Associated Press.

Pontos moeda