Economia

Reabertura da Samarco e ferrovia no Sul do Estado vão impulsionar a economia em 2017

O retorno das atividades da Samarco e a situação da Ferrovia Litorânea foram debatidos nesta segunda-feira em reunião realizada entre o governador Paulo Hartung e o presidente da Vale

Hartung contou que está em negociação a renovação da concessão do trecho ferroviário Vitória – Minas Gerais Foto: Divulgação

O retorno das atividades da Samarco e a situação da Ferrovia Litorânea foram debatidos nesta segunda-feira (19) em reunião realizada entre o governador Paulo Hartung e o presidente da Vale, Murilo Ferreira.

Apesar das especulações, ainda não há uma data definida para retorno das atividades da mineradora. Segundo o presidente, a expectativa é que isso aconteça antes do final do próximo ano com apenas dois terços das atividades.

Uma ideia trabalhada pela empresa é a utilização de uma mina quase exaurida da Vale como depósito de rejeitos. Mas para que isso aconteça, a mineradora depende ainda da autorização dos governos capixaba e mineiro e a negociação com os bancos credores, por exemplo.

Hartung contou que está em negociação a renovação da concessão do trecho ferroviário Vitória – Minas Gerais, que termina apenas em 2026. A intenção é construir um ramal ferroviário, ligando Vitória até o município de Presidente Kennedy, para potencializar as atividades no sul do Estado.

A reunião aconteceu nesta segunda-feira Foto: Letícia Freire

“Ela é moderna e importante. A ferrovia entra em processo de debate da renovação, fruto de medidas legislativas recentemente tomadas. A bancada capixaba está unida para que essa renovação permita um investimento estratégico importante. A construção do ramal vai potencializar o Porto de Ubu, que atualmente movimentas poucas cargas, e vai viabilizar um dos três projetos de portos no extremo sul do ES, região que precisa desenvolver. É uma alavanca para ancorar o desenvolvimento. 

A negociação deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2017. A discussão segue em curso com o Governo Federal.

Hartung está esperançoso com a possível construção do trecho. “A palavra final é do Governo Federal, mas estou muito esperançoso e a bancada também de ter esse aval. É o futuro do Espírito Santo, trazendo melhoria de renda, mais empregos”, concluiu.