Economia

Espírito Santo recebe nota máxima em classificação do Tesouro Nacional

Além do Espírito Santo, apenas o estado do Pará obteve nota “A”.

O Espírito Santo recebeu a nota máxima do Tesouro Nacional quanto à capacidade de pagamento do Estado. O resultado foi obtido seguindo uma nova metodologia criada pelo Tesouro Nacional, que avalia três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. Além do Espírito Santo, apenas o estado do Pará obteve nota “A”.

O ranking dos Estados foi divulgado pelo Tesouro Nacional, nesta quarta-feira (6), dentro da versão final de 2017 do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, que traz dados de 2016. De acordo com os novos critérios do Tesouro, somente quem receber notas finais A ou B poderá obter garantia da União para a contratação de novos empréstimos.

Confira o boletim na íntegra!

Para o secretário da Fazenda do Estado do Espírito Santo, Bruno Funchal, a nota A do ‘rating’ no Tesouro Nacional é o resultado de um trabalho que vem sendo construindo nos últimos anos. “Ele é resultado de uma política fiscal correta, consistente e sustentável. Isso demonstra que o ajuste fiscal permite não apenas um controle das despesas do Estado, como também alavancar nossa capacidade de investimentos com recursos próprios, e ainda nos permite acessar linhas de financiamento, com o aval da União, mais atrativas, ou seja, com um custo de captação menor”, afirmou o secretário.

Segundo o Tesouro Nacional, a mudança de metodologia passou por consulta pública e teve por base a simplificação dos cálculos e a redução do número de indicadores, o que deixou o processo mais transparente e acessível.

Com informações do Tesouro Nacional

Pontos moeda