Economia

Multinacional capacitará 40 jovens produtores de cacau em Linhares

O programa, chamado “Cacauicultores do Futuro”, deverá acontecer entre os dias 13 e 17 de dezembro, em Linhares, ao Norte do Estado

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Um projeto lançado por uma multinacional pretende capacitar jovens produtores para enfrentar os desafios da cadeia produtiva do cacau. O programa “Cacauicultores do Futuro” vai acontecer entre 13 e 17 de dezembro, em Linhares, ao Norte do Espírito Santo.

No total, a Nestlé, em parceria com o Instituto Ampliê, treinará 40 pessoas do Espírito Santo, com idades entre 16 e 29 anos, que foram escolhidas a partir de uma seleção realizada pelo comitê do projeto.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A ideia é promover ações para uma produção mais sustentável e auxiliar na manutenção da cadeia produtiva do fruto, proporcionando, assim, maior competitividade e consolidação do mercado.

A capacitação será gratuita, promovendo o desenvolvimento e auxiliando a cadeia do cacau a se manter atualizada e com profissionais qualificados.

Para Igor Mota, gerente de Agricultura da Nestlé Brasil e líder do Cocoa Plan --programa global de sustentabilidade da Nestlé para a cadeia do cacau, a intenção é que essas pessoas concluam o curso com uma visão integral da cadeia produtiva do cacau, entendendo a relevância desse mercado para o país.

“Atualmente, o Espírito Santo é o terceiro maior estado produtor de cacau do Brasil, região com potencial para que jovens bem preparados exerçam a sucessão familiar e se tornem grandes produtores”, disse.
Foto: Divulgação

Como será o cronograma

O programa de formação profissional será realizado em formato presencial e será dividido em cinco módulos que vão abordar temas como:

• a valorização da família produtora
• a importância da adoção de práticas regenerativas na cadeia do cacau
• novas tecnologias e as oportunidades de mercado

Os participantes terão a oportunidade de visitar propriedades modelos, como a Fazenda Três Marias e São Luiz, além da Fábrica de Chocolate e o Museu da Garoto, em Vila Velha.

Ainda como parte da programação, os jovens também vão participar de palestras com grandes nomes da área, como Stefany Sampaio, Engenheira agrônoma, apresentadora e colunista do Agro Business da TV Vitória; Felipe Villela, fundador reNature, consultoria especializada em agronegócio regenerativo; Paulo César Lima Marrocos, membro da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac); o consultor Josias do Amaral, da Labor Rural, entre outros convidados.

Importância do cacau no ES

O cacau tem ganhado espaço entre os produtores capixabas, aumentando ainda mais a importância da inclusão familiar nessas produções.

Foto: Divulgação

Dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), de 2020, indicam que o Espírito Santo produz oito mil toneladas da amêndoa por ano. No momento, a maior parte da produção está concentrada em Linhares, onde acontecerá o curso de capacitação, mas a área está expandindo para mais de 50 municípios produtores.

“Nosso desejo é que o projeto ganhe ainda mais força e seja implementado nas outras regiões produtoras de cacau no próximo ano”, finaliza Igor Mota.

Pontos moeda