• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Empreendedores do setor de rochas terão oportunidades de financiamento pelo Bandes

Economia

Empreendedores do setor de rochas terão oportunidades de financiamento pelo Bandes

Cachoeiro se destaca pela extração de mármore e por ser o maior polo processador de rochas ornamentais da América Latina, sendo que mais de 60% das indústrias do segmento estão na região

A Feira Internacional do Mármore e Granito acontece no parque de exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro Foto: ​Divulgação

Durante a 42ª edição da Cachoeiro Stone Fair – Feira Internacional do Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim, que acontece entre os dias 23 e 26 de agosto, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) apresentará novos programas de fomento e crédito para o setor de rochas ornamentais. Entre as principais atividades de financiamento, está o estudo de ações para geração alternativa de energia. 

O “Programa de Economia Verde do Bandes” tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da eficiência energética, das melhores práticas de controle ambiental e do uso de materiais recicláveis. O banco dispõe de uma linha específica de crédito que busca apoiar a adoção de sistemas de produção e consumo que preservem os recursos naturais, utilizem fontes de energia renováveis, mantenham a vegetação nativa, além de outros procedimentos que contribuam para a correta utilização de ativos ambientais. Essa linha de financiamento atende a projetos de até R$1 milhão, com prazos de até oito anos para pagamento.

Outra linha é a solução de crédito para as atividades de exportação. Através do “Programa de Exportação Capixaba”, o Bandes articula a abertura para produtos capixabas competirem no mercado exterior. Também há alternativas de incentivo para projetos de inovação que visam ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional e nacional. Essa solução disponibiliza recursos de até R$15 milhões.

As linhas de financiamento do Bandes possuem prazos de carência e de amortização adequadas a cada projeto, algumas com possibilidade de financiar até 100% do investimento. “O Bandes é parceiro das empresas do setor de rochas, apoiando e articulando ações que incentivem a competitividade e a modernização das empresas. E estamos juntos com a Stone Fair, que é um dos eventos de maior relevância do segmento”, destaca o presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Aroldo Natal Silva Filho.

Um grande número de empresas participará pela primeira vez com seus produtos na Feira Internacional do Mármore e Granito. Durante os quatro dias, serão apresentado um mix de novidades em máquinas, equipamentos e insumos, pedras diferenciadas e suas aplicações nos mais diversos projetos de decoração e construção civil. Distribuidores e marmoristas de mais de 700 cidades brasileiras veem na Cachoeiro Stone Fair um local ideal para a compra de materiais.