Economia

Vai comprar na Black Friday? Veja as dicas do Procon de Venda Nova do Imigrante

Uma das dicas é ficar atentos aos preços antes da data da promoção e no dia, checar se realmente há desconto no produto. A informação é importante para o cliente não cair na ‘maquiagem no preço’

Já virou tradição no Brasil, embora o termo esteja em inglês. A Black Friday acontece todo ano e muitos já esperam para comprar aquele sonhado produto com preço mais acessível. Porém, é preciso ficar atento para não se complicar com as contas. O Procon Venda Nova do Imigrante dá dicas para você ir às compras com mais segurança.

De acordo com o organizador da Black Friday no Brasil, foram R$ 1,9 bilhões em vendas na edição de 2016. Neste ano, as lojas virtuais e até estabelecimentos físicos já preparam promoções para o próximo dia 24, data em que vai acontecer a Black Friday brasileira.

Para aproveitar as vantagens desta data, a melhor ferramenta é a informação. “A falta de informação dificulta e até impede a comparação de preços e produtos de marcas diferentes. Isso pode induzir o consumidor ao erro sobre o melhor custo-benefício”, alerta Leidiane Fasôlo de Sousa, responsável pelo Procon de Venda Nova do Imigrante.

Saber quanto o item já custou ajuda a evitar a chamada ‘maquiagem de preços’, que acontece quando uma mercadoria tem seu valor aumentado para depois receber ‘desconto’, de acordo com a diretoria do órgão.

Confira outras dicas do Procon Venda Nova do Imigrante para uma compra consciente na Black Friday!

* Arrependimento da compra
Toda vez que compra pela internet, o consumidor tem sete dias para se arrepender, contados a partir da entrega. Não é necessário apresentar um motivo para o arrependimento. Portanto, se após a compra, o consumidor perceber que o preço não valeu a pena, pode devolver o produto dentro desse prazo sem custo algum. Prefira comunicar o arrependimento por carta com aviso de recebimento ou e-mail. A mercadoria

* Evite comprar produtos lançados na Black Friday
Se o item acaba de chegar ao mercado, o consumidor não tem como saber se realmente há desconto no preço e se a compra vale a pena.

* Compre apenas o que pode pagar
Parece uma medida óbvia, mas comprar somente o que cabe no bolso pode ser complicado quando o desejo fala mais alto. Leidiane orienta a não contratar empréstimo para fazer compras e jamais usar o limite do cheque especial ou o rotativo do cartão para trazer para casa o produto desejado.

* Não compre por impulso
Limite suas compras ao que realmente necessita. Isso ajuda a evitar o chamado superendividamento.

* Se precisar, procure o Procon
Se tiver qualquer problema relacionado ao consumo e não conseguir resolver diretamente com o vendedor, procure o Procon. Há profissionais preparados para ajudar o consumidor a solucionar a situação.

Pontos moeda