O projeto do futuro centro cultural Ases terá investimento do empresariado da cidade da Serra. A unidade conta com um orçamento de R$ 7,7 milhões e o objetivo do projeto é criar um espaço cultural inédito no município, dedicado à arte, história e educação.
A Ases apresentou oficialmente o novo projeto do centro cultural na noite do último dia 28, durante encontro realizado na Casa do Empresário, em Morada de Laranjeiras.
O centro será construído no próprio terreno da Associação dos Empresários da Serra (Ases). A princípio, haverá um auditório com capacidade para 403 pessoas. Além disso, contará com áreas de exposição, salas para oficinas, estrutura completa de acessibilidade e ambientes voltados ao lazer e ao desenvolvimento humano.
O presidente da Ases, Fábio Junger, reforçou o caráter transformador do projeto:
Esta é uma causa coletiva. Mais do que um prédio, o Centro Cultural Ases será um legado que vai impactar gerações, fortalecendo a identidade cultural da Serra e ampliando as oportunidades de formação e inclusão.
Fábio Junger, presidente da Ases
Já aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o novo centro cultural conta com um orçamento pré-aprovado de R$ 7,7 milhões.
Ele só será viabilizado com a adesão efetiva do empresariado capixaba. Assim, o intuito do evento para a apresentação do projeto foi de captar investidores. Por meio de patrocínios incentivados ou aportes diretos.
“Queremos, com o Centro Cultural, promover o acesso gratuito à cultura, estimular a preservação da história do município, incentivar a arte local e proporcionar experiências educativas para públicos de todas as idades”. Afirma a conselheira fiscal da Ases, Rosa Picoli.