
O mercado de veículos chineses no Estado ganhou mais um concorrente. E que tem armas poderosas para brigar com a ampla concorrência. A Leapmotor chega com carros elétricos e híbridos. Além disso, a marca conta com uma vantagem de peso sobre as outras chinesas: o pós-vendas. A assistência será da Stellantis, grupo que tem em seu guarda-chuva marcas como Fiat, Peugeot, Citroën, Dodge, Jeep entre outras. Ou seja, já chega com uma rede de concessionárias formada.
Aqui no ES, a Leapmotor inicia oficialmente operações por meio do Grupo Podium. A estreia ocorre em 8 de novembro, na nova unidade na Reta da Penha, em Vitória. A operação no Espírito Santo representa o primeiro ponto físico da marca no Brasil. Ou seja, é o grupo do início da expansão regional da montadora chinesa.
Durante o lançamento, serão apresentados os SUVs eletrificados C10 e B10, nas versões 100% elétricas e híbridas. Os modelos combinam tecnologia de ponta, eficiência e desempenho. “Este é um salto importante para o Espírito Santo, um convite para que nossos clientes vivam o presente da mobilidade elétrica”, afirmou José Geraldo Cunha, diretor comercial do Grupo Podium.
Com a incorporação da Leapmotor ao seu portfólio, a Stellantis fortalece presença no segmento de veículos eletrificados na América do Sul. A operação brasileira contará com 36 concessionárias em 29 cidades, muitas compartilhadas com outras marcas do grupo, garantindo estrutura robusta de pós-venda. No caso do ES a rede Fiat da Podium vai atender a marca. Vale lembrar que o grupo capixaba ainda Volkswagen aqui no Estado, além de Jeep e RAM no Rio de Janeiro.
Chinesa com tecnologia para bater concorrentes
O grande diferencial da Leapmotor é o conceito ultra-híbrido, presente no modelo C10 REEV (Range Extended Electric Vehicle). Nesse sistema, o motor a combustão funciona apenas como gerador elétrico, sem tracionar as rodas. Assim, o veículo mantém condução totalmente elétrica. Nesse sentido, pode alcançar autonomia de até 1.000 quilômetros sem recarga externa.
Essa tecnologia elimina a dependência de pontos de recarga e amplia a eficiência energética. O C10 pode rodar até 145 quilômetros em modo 100% elétrico antes de o gerador entrar em ação. Ou seja, o sistema atende aquele motorista desconfiado, que ainda não comprou totalmente a ideia de ter um veículo elétrico.
Aposta pesada no mercado
A Stellantis prevê investir R$ 32 bilhões na América do Sul até 2030, e a Leapmotor integra esse plano de eletrificação. O suporte técnico e comercial da Stellantis garante padrão elevado de atendimento e manutenção. Ou seja, esse é o fator que diferencia a Leapmotor de outras montadoras chinesas que chegam ao Brasil sem uma base de apoio.
Ainda não há preços de vendas definidos, porém, o mercado estima valores entre R$ 150 mil e R$ 220 mil. A parceria com o Grupo Podium e a Stellantis consolida o Espírito Santo como nova rota da mobilidade elétrica no país. Bem como conecta inovação chinesa e experiência global em um mesmo ecossistema automotivo.