Economia

Odebrecht diz que transação de Barusco foi compra de bonds

Em nova fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, a empreiteira foi acusada de pagar propina à off-shore Canyon View Assets, controlada pelo ex-executivo da estatal

Odebrecht diz que transação de Barusco foi compra de bonds Odebrecht diz que transação de Barusco foi compra de bonds Odebrecht diz que transação de Barusco foi compra de bonds Odebrecht diz que transação de Barusco foi compra de bonds
De acordo com a Odebrecht, o que ocorreu foi uma aquisição de títulos Foto: Agência Brasil

– São Paulo, 21/06/2015 – A Odebrecht negou ter realizado qualquer depósito em nome de Pedro Barusco, ex-gerente de Serviços da Petrobras. Em nova fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, a empreiteira foi acusada de pagar propina à off-shore Canyon View Assets, controlada pelo ex-executivo da estatal. De acordo com a Odebrecht, o que ocorreu foi uma aquisição de títulos (“bonds”) da Odebrecht no exterior por Barusco.

Em despacho assinado pelo juiz Sergio Moro, este diz que não é possível, ainda, afastar a possibilidade de que a compra “tenha se dado mediante recursos de terceiros”. Entretanto, ele afirma que são necessários “melhores esclarecimentos sobre a referida transação antes de conclusão de que constituiu pagamento de propina”.

Na sexta-feira, a Polícia Federal prendeu as cúpulas da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, as duas maiores empreiteiras do País. Foram presos preventivamente o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, além de outros dez executivos ligados às duas construtoras. Batizada de Operação Erga Omnes, a 14ª fase da Lava Jato é uma continuidade do cerco ao chamado braço empresarial do esquema de corrupção na Petrobras iniciado em novembro do ano passado com a prisão de outros 15 executivos e ex-dirigentes de empreiteiras suspeitas de formar um cartel para atuar em contratos com a estatal. (José Roberto Gomes – [email protected])