Economia

OEA fará reunião especial amanhã sobre dívida Argentina

OEA fará reunião especial amanhã sobre dívida Argentina OEA fará reunião especial amanhã sobre dívida Argentina OEA fará reunião especial amanhã sobre dívida Argentina OEA fará reunião especial amanhã sobre dívida Argentina

Nova York – A Organização dos Estados Americanos (OEA) fará nesta segunda-feira (30) em Washington uma reunião especial a pedido da Argentina para discutir a reestruturação da dívida do país, de acordo com um comunicado enviado neste domingo.

O encontro começa às 11h (de Brasília) em Washington e deve contar com a participação do ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, e o ministro das Relações Exteriores do país, Héctor Timerman. A reunião tem como tema “Reestruturação da dívida soberana: o caso da Argentina e suas consequências sistêmicas”. Uma nova reunião pode ocorrer também na OEA na próxima quinta-feira (3), dependendo da decisão da plenária amanhã.

Nesta segunda, vence o prazo para a Argentina pagar US$ 1,5 bilhão a fundos dos Estados Unidos que não aderiram à reestruturação proposta em 2005 e 2010, os chamados “holdouts”. Caso não faça o pagamento, o país tem um prazo de carência de mais 30 dias.

É o segundo evento em um fórum internacional que Kicillof e Timerman falam sobre o assunto em menos de uma semana. Na última quinta-feira, o ministro da Economia fez uma apresentação nas Nações Unidas, em uma plenária do grupo 77 + China, formado por países em desenvolvimento. No encontro, os representantes desses países deram apoio formal à Argentina e decidiram mandar uma carta ao juiz Thomas Griesa, que cuida do caso e decidiu no último dia 16 que o país deve pagar os “holdouts”.

Em sua apresentação na ONU, Kicillof afirmou que a decisão de Griesa “empurra” a Argentina para um default e para uma crise econômica. Ele destacou em diversos momentos que a reestruturação da dívida do país foi bem-sucedida, pois teve adesão de 93% dos credores.