Imagina ter energia suficiente para iluminar 324 mil residências por mês… em apenas um dia! É isso que dá pra fazer com 800 mil metros cúbicos de gás natural, quantidade que vai chegar por dia em dois novos pontos de saída que serão instalados nos municípios da Serra e de Aracruz, pela ES Gás. Um investimento estimado em R$ 200 milhões que vai transformar a infraestrutura energética e logística do Espírito Santo.
A criação de novos pontos de saída de gás natural no Parklog, projeto estratégico do Governo do Estado, reforça que a região deve receber grandes indústrias e plantas de geração termelétrica em um futuro bem próximo. A iniciativa, fruto de parceria entre o governo, a ES Gás e a Transportadora Associada de Gás (TAG), marca um avanço na competitividade capixaba.
Além de atender indústrias já instaladas, a expansão vai atrair novos empreendimentos para a região portuária e industrial. Ou seja, consolida o Espírito Santo como referência em infraestrutura energética no Brasil.
O governo acredita que, com mais oferta, será possível atender empresas que vão gerar emprego e renda.
Gás, energia, logística e transição sustentável
A chegada de novos pontos de saída de gás fortalece não apenas a industrialização, mas também o polo logístico regional. O projeto Parklog prevê ainda a instalação de bases de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV). Nesse sentido há incentivo à conversão de frotas pesadas e, de quebra, acontece a descarbonização do transporte. Essa integração entre logística e energia sustentável coloca o Espírito Santo na vanguarda da transição energética nacional.
O presidente da ES Gás, Fábio Bertollo, ressalta que o gás natural é um vetor essencial para a industrialização de baixo carbono. Já a TAG, responsável pelo investimento, reforça que a expansão garante custos mais competitivos, maior confiabilidade e alternativas energéticas menos poluentes para a indústria e o transporte.