Economia

Pemex reestrutura rede de postos para enfrentar competição crescente

Pemex reestrutura rede de postos para enfrentar competição crescente Pemex reestrutura rede de postos para enfrentar competição crescente Pemex reestrutura rede de postos para enfrentar competição crescente Pemex reestrutura rede de postos para enfrentar competição crescente

– A empresa de petróleo estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), que enfrenta a concorrência no mercado varejista de combustíveis pela primeira vez desde sua fundação, há oito décadas, está reestruturando sua rede de postos franqueados e usará suas vantagens para oferecer preços competitivos, disseram autoridades nesta quarta-feira.

“A reforma energética mudou a situação no setor de energia”, disse o presidente-executivo da Pemex, José Antonio González Anaya, durante uma reunião com milhares de proprietários e operadores de postos da marca Pemex. “Nós não somos mais os únicos, então precisamos nos renovar”.

O México mudou suas leis de energia em 2013, permitindo o investimento privado e estrangeiro em exploração e produção, refino e distribuição de petróleo pela primeira vez desde a expropriação da indústria de petróleo, em 1938, e leiloou com sucesso dezenas de blocos de petróleo. A reformulação do setor de energia também incluiu a suspensão da restrição de propriedade estrangeira nos postos de combustíveis e permitiu outras marcas no mercado além da Pemex.

Como parte da abertura do mercado de combustíveis, o governo começou a liberar os preços de varejo este ano, o que levou a um grande aumento na bomba em janeiro. Isso provocou protestos em todo o México, já que os consumidores viram os custos mais elevados com combustível como um efeito negativo da reforma.

“Os postos de gasolina estão realmente se tornando o rosto da reforma energética”, disse Gonzalo Monroy, um consultor do setor de energia na Cidade do México. “As pessoas estavam acostumadas a todas as pequenas ineficiências dos postos da Pemex – elas não estavam recebendo um litro completo, estavam recebendo um serviço realmente ruim, às vezes a gasolina não era da melhor qualidade. As pessoas agora esperam um melhor serviço e estão dispostas a pagar por isso.”

González Anaya reconheceu deficiências passadas ao delinear os planos da Pemex para atualizar seu sistema de franquia. Pela primeira vez, a empresa estatal ajudará os operadores de postos a adicionarem negócios como lojas de conveniência e reduzirão drasticamente os obstáculos burocráticos envolvidos na abertura de um posto da marca Pemex.

As renovações começarão nas três maiores cidades mexicanas em dezembro, seguidas por outras áreas urbanas e rodovias principais em janeiro, e áreas rurais em junho.

Fonte: Dow Jones Newswires