Economia

Percepção de varejistas sobre estoque tem leve melhora em maio, diz FecomercioSP

Percepção de varejistas sobre estoque tem leve melhora em maio, diz FecomercioSP Percepção de varejistas sobre estoque tem leve melhora em maio, diz FecomercioSP Percepção de varejistas sobre estoque tem leve melhora em maio, diz FecomercioSP Percepção de varejistas sobre estoque tem leve melhora em maio, diz FecomercioSP

São Paulo – A percepção dos comerciantes da região metropolitana de São Paulo sobre o volume de mercadorias que possuem nas prateleiras teve ligeira melhora. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a adequação de estoques na região subiu 2,1% em maio, na comparação com abril. Em relação ao mesmo período do ano passado, o resultado do índice é 11,2% menor.

O resultado atual do indicador é de 87,4 pontos. Os dados do índice de estoques variam entre 0 (inadequação total) e 200 (adequação total), tendo cem como um ponto de equilíbrio.

Em março, a leve recuperação foi puxada pelos 39,8% dos empresários que afirmaram estar com mais mercadorias do que desejavam nos estoques, ante 41,6% em abril.

Já a parcela de comerciantes com volume aquém do desejado registrou elevação de 0,9 ponto porcentual, contabilizando 16,3% ante os 15,4% de abril.

A parcela de empresários que informaram estar com o volume de estoque adequado subiu 0,9 ponto porcentual, de 42,7% em abril para 43,6 em maio.

De acordo com a FecomercioSP, apesar da leve melhora em maio, ainda existem muitos comerciantes com excesso de mercadoria estocada. “A despeito do conservadorismo do empresário do varejo, está muito difícil vender e, com isso, a tendência é de que o resto da economia também continue em ritmo de espera, já que o quadro de estoques no setor aponta para queda da demanda no atacado e na indústria”, destacam os assessores econômicos da entidade.