Economia

Pesquisa Ibevar aponta queda na intenção de compra de consumidores em SP

Pesquisa Ibevar aponta queda na intenção de compra de consumidores em SP Pesquisa Ibevar aponta queda na intenção de compra de consumidores em SP Pesquisa Ibevar aponta queda na intenção de compra de consumidores em SP Pesquisa Ibevar aponta queda na intenção de compra de consumidores em SP

São Paulo – A intenção de compra dos consumidores da cidade de São Paulo para o primeiro trimestre do ano sofreu queda na comparação com 2015. O índice de consumidores que pretende efetuar a compra de algum bem durável entre janeiro e março é de 41,2%, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) e o Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia). O montante é 8,4 pontos porcentuais menor que o do mesmo período do ano passado.

O indicador para o primeiro trimestre de 2016 aponta, porém, uma melhora em relação ao ânimo dos consumidores no final do ano passado. O indicador é 6,8 pontos porcentuais mais alto que o do quarto trimestre de 2015.

A amostra de intenção de compra no varejo físico é composta por consumidores da cidade de São Paulo e aborda diversas categorias de produtos, como eletroeletrônicos, informática, telefonia, material de construção, linha branca, vestuário etc. O indicador ainda leva em conta a utilização do crédito nas compras de bens duráveis.

No comércio eletrônico, a intenção de compra também apresenta queda na comparação anual. Um porcentual de 83,2% dos consumidores online pretende fazer novas compras, número 11,2 pontos menor do que o do mesmo período de 2015.