Economia

Plataforma de imóveis Moving ganha novo site

Plataforma de imóveis Moving ganha novo site Plataforma de imóveis Moving ganha novo site Plataforma de imóveis Moving ganha novo site Plataforma de imóveis Moving ganha novo site

A Moving, empresa de busca de imóveis que tem o Grupo Estado como sócio, acaba de ganhar um novo site. Além do novo design, que melhorou a experiência de navegação, os anunciantes ganharão visibilidade com a otimização da Moving para ferramentas de busca, como o Google. “Otimizamos nossas palavras-chave para ganharmos relevância. A jornada de aluguel ou compra dos clientes sempre começa nos sites de busca”, diz Ado Fonseca, fundador da startup.

Fonseca conta que, para obter uma navegação mais agradável e posição de mais destaque nas buscas do Google, o site abandonou o sistema que mostrava as oportunidades posicionadas em um mapa. Agora, o usuário poderá fazer as buscas de acordo com suas preferências, selecionando cidade, bairro e tipo de imóvel. O executivo destaca que os imóveis continuam a aparecer no mapa no aplicativo da Moving para smartphones e tablets.

Dentro de alguns meses, as mudanças feitas nos códigos dos sites poderão fazer a audiência da Moving dobrar, segundo Fonseca. “Tem um prazo para que toda essa mudança de engenharia faça efeito. Leva um tempo para que os robôs do Google aprendam a ler os nossos algoritmos. Acho que a mudança vai ser sentida depois do sexto mês.”

Trajetória

Criado por Fonseca em 2012, a Moving teve o controle adquirido pelo Grupo Estado em 2015. Em setembro de 2017, a Engebanc, companhia com 25 anos de tradição no setor de avaliação de imóveis e de gerenciamento de obras, também entrou na composição acionária. Os últimos 12 meses foram de grande crescimento, segundo o fundador da startup. O total de imóveis disponível para consulta na plataforma dobrou, para um total de 2 milhões.

Antes mais concentrada em São Paulo, a atuação da Moving está se espalhando rapidamente pelo País com a chegada da Engebanc. “Esse novo sócio nos trouxe capilaridade, porque a Engebanc está presente em 26 Estados com sua estrutura de avaliação”, explica Fonseca. “Já temos relevância na Região Sul, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Agora estamos indo para o Nordeste, entrando com força em mercados como Salvador e Recife.”

De acordo com o executivo, a Moving vem “praticamente dobrando de tamanho todos os anos”. O fundador da plataforma lembra que é um resultado bastante positivo, uma vez que o mercado imobiliário vem vivendo “uma crise sem precedentes” desde 2015. “Estamos crescendo mergulhados nessa crise, que ainda não passou”, pondera.

Enquanto amplia sua atuação geográfica, a Moving também deverá auxiliar o cliente com a obtenção de crédito imobiliário. Para se diferenciar das ferramentas de simulação comuns em sites especializados no mercado imobiliário, a plataforma está costurando uma parceria com uma instituição financeira para oferecer uma oportunidade real de financiamento para seus usuários.

Fonseca diz que essa aposta é justificada pela participação ainda tímida do financiamento imobiliário na economia do País. “Quando fundei a Moving, a fatia do crédito imobiliário no PIB (produto interno bruto) era de 3%. Hoje, já está em torno de 8%, mas ainda é um patamar baixo”, ressalta. “Acho que temos condições de chegar a 20% ou 25%, sem risco de bolha imobiliária.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.