Economia

Plenário da Câmara conclui votação da MP das Concessões

Plenário da Câmara conclui votação da MP das Concessões Plenário da Câmara conclui votação da MP das Concessões Plenário da Câmara conclui votação da MP das Concessões Plenário da Câmara conclui votação da MP das Concessões

São Paulo, 2 (AE) – O plenário da Câmara concluiu a votação da Medida Provisória 752, a chamada “MP das Concessões”, na noite desta terça-feira, 2. Dos 11 destaques em votação, cinco foram aprovados. A MP segue agora para o Senado, onde a votação precisa ser rápida porque a medida perderá a validade na quinta-feira, 4.

Após protestos no plenário, a base aliada concordou em tirar um artigo inteiro da MP que permitia a possibilidade de revisão contratual para concessionárias que não cumpram o contrato.

Outro destaque aprovado suprimiu do texto a necessidade de o concessionário de ferrovias garantir capacidade mínima de transporte a terceiros. O plenário também aprovou a proposta do PMDB de retomar o texto original da MP sobre contratos quanto ao caráter de exclusividade do objeto.

Os deputados votaram a favor de um destaque que retirou uma expressão do artigo que tratava da questão das controvérsias. Com a medida, ficou aberta a possibilidade de arbitragem a todos os contratos e não somente às parcerias nos setores de rodovias, ferrovias e aeroportos.

O último destaque aprovado incluiu no texto a obrigação por parte das concessionárias de implementação de medidas relacionadas à segurança pública no trecho concedido em rodovia federal.