
O complexo portuário de Capuaba, em Vila Velha, recebeu, pela primeira vez, um navio da categoria Panamax, com 83 mil toneladas de porte bruto (DWT) e sem guindaste de bordo. A embarcação Legendary Diva, vinda da China e agenciada pela Orion Rodos, trouxe 33 mil toneladas de fertilizante.
Além disso, está sendo descarregada no berço 202 com uso de guindastes móveis portuários (MHC) próprios do TVV. A operação teve realização da Log-In Logística Integrada, em parceria com a consultoria Cronos.
Ajustes regulatórios
De acordo com o diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, a operação resulta dos investimentos em modernização feitos no TVV.
O terminal passou por um ciclo de renovação da infraestrutura, ampliação de retroárea, incorporação de novas tecnologias e aquisição de equipamentos de grande porte, como os MHCs. Esses avanços possibilitam operações cada vez mais complexas e em maior escala,
afirmou Paixão.
Para viabilizar a atracação do navio com 83 mil toneladas, a Vports, administradora do Porto de Vitória, promoveu ajustes nas normas do Porto de Capuaba. Dessa forma, houve aumento do limite de porte bruto permitido de 70 mil para 83 mil toneladas e revisão das exigências de produtividade mínima diária.
Outra medida decisiva foi a dragagem do canal de acesso, realizada entre abril e maio deste ano, com investimento de R$ 30 milhões. A ação garantiu a manutenção do calado em 12,5 metros, fundamental para receber embarcações maiores.
“O objetivo é aumentar a capacidade logística do Espírito Santo. Com a revisão normativa, conseguimos iniciar a operação de um navio com nova capacidade, incrementando a movimentação de carga no porto”, explicou o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.
De acordo com a Vports, a operação amplia as possibilidades logísticas para o Espírito Santo, em especial na movimentação de granéis sólidos, como os fertilizantes, que têm impacto direto na cadeia do agronegócio, especialmente na cultura do café.