
A Black Friday está próxima e a economia capixaba se encontra aquecida no mês de novembro. O período de grandes promoções deve movimentar cerca de R$ 9,1 bilhões em vendas no comércio capixaba.
As informações são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo, Connect Fecomércio-ES, com base nas informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os eletroeletrônicos tiveram uma queda de preços em diversos itens, o que deve deixar os produtos mais baratos ainda neste evento de promoções.
Itens como televisores (-1,77%), som (-1,87%), fogão (-1,49%), ar-condicionado (-2,05%) e computadores pessoais (-2,02%) tiveram inflação negativa em novembro. Além disso, eles apresentaram queda no percentual acumulado do ano.
Segundo André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, a queda nos preços reforça a competitividade da data.
Neste ano, o consumidor encontra um cenário especialmente favorável para adquirir itens de maior valor agregado. Produtos como ar-condicionado, TVs, computadores e eletrodomésticos tiveram redução nos preços, o que abre espaço para promoções mais agressivas e estratégicas”.
André Spalenza, da Fecomércio-ES
Na Grande Vitória, o grupo de artigos de residência, que inclui móveis, utensílios, eletrônicos e itens domésticos, registrou queda de 0,11% em outubro, além de ser o segmento com a menor inflação acumulada no ano.
Além do varejo, o setor de serviços tem ampliado sua participação na Black Friday, acompanhando a digitalização das compras e o aumento do consumo das famílias. Neste mês, segmentos específicos devem ser diretamente beneficiados.
O destaque está em transportes e logística, impulsionados pelo avanço das vendas on-line, que elevam a demanda por entregas rápidas e maior capacidade operacional. O segmento deve movimentar R$ 2,52 bilhões em novembro.
Nesse sentido, turismo e lazer também incorporam cada vez mais a Black Friday às suas estratégias, com ofertas de viagens, hospedagens e atividades culturais. Esses serviços devem crescer de R$ 690 milhões (novembro de 2024) para R$ 750 milhões em 2025, alta de 8,7%.