Economia

Presidente do Irã diz que exportará petróleo mesmo com pressão dos EUA

Presidente do Irã diz que exportará petróleo mesmo com pressão dos EUA Presidente do Irã diz que exportará petróleo mesmo com pressão dos EUA Presidente do Irã diz que exportará petróleo mesmo com pressão dos EUA Presidente do Irã diz que exportará petróleo mesmo com pressão dos EUA

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou nesta terça-feira que seu país continuará a exportar petróleo, mesmo diante dos esforços dos Estados Unidos para interromper esse fluxo por meio de sanções. Falando a um grupo de funcionários do setor, Rouhani disse que os EUA têm como alvo as exportações da commodity do país, como parte da estratégia americana de voltar a impor sanções ao Irã.

“Nós continuaremos por todos os meios a produzir e a exportar” petróleo, afirmou Rouhani em declarações na televisão estatal. “O petróleo está na linha de frente do confronto e da resistência.”

Os EUA querem reduzir as exportações iranianas de petróleo a zero, com novas sanções contra o setor em novembro, após o governo do presidente Donald Trump abandonar o acordo nuclear internacional entre o Irã e as potências ocidentais, em maio. Não está claro, porém, em que medida os aliados dos EUA reduzirão suas compras do produtor do Irã. Fonte: Associated Press.