Economia

Primeira empresa aérea internacional chega ao ‘consumidor.gov.br’

Primeira empresa aérea internacional chega ao ‘consumidor.gov.br’ Primeira empresa aérea internacional chega ao ‘consumidor.gov.br’ Primeira empresa aérea internacional chega ao ‘consumidor.gov.br’ Primeira empresa aérea internacional chega ao ‘consumidor.gov.br’

São Paulo – A primeira empresa aérea internacional acaba de aderir ao consumidor.gov.br, plataforma de solução de conflitos de consumo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Agora, os consumidores que tiverem algum problema com a empresa alemã Lufthansa poderão registrar a reclamação na plataforma que tem índices de solução de 80% e prazo médio de resposta de 7 dias. Além da Lufthansa, outras empresas internacionais estudam a adesão ao consumidor.gov.br, o que deve ocorrer em breve.

O advogado Arthur Rollo, secretário nacional do Consumidor, aponta o que chama de “amadurecimento e maior conscientização dos consumidores brasileiros diante das tentativas de resolução de conflitos com empresas”.

Nesta quarta-feira, 26, ao visitar a Fundação Procon de São Paulo, o secretário destacou: “O consumidor está mais consciente dos seus direitos, e isso reflete no trabalho de todos os Procons disseminados pelo País”. Rollo fez um alerta: “Ainda há empresas que se aproveitam da fraqueza dos consumidores”. Ele defendeu a ampliação da rede de Procons municipais e a integração ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

O secretário ressaltou a importância do consumidor.gov.br. A ideia é evitar o acúmulo de processos judiciais. “Já alcançamos o índice de resolução de 80% dos problemas. O melhor caminho é tentar uma solução amigável com as empresas”, ressaltou.