O primeiro navio de cruzeiro da temporada está garantido para o próximo verão capixaba. Serão 400 passageiros da Argentina. Deve ser o primeiro de muitos. Ainda não há confirmação de detalhes sobre data e condições gerais da chegada dos visitantes. Porém a informação, de uma fonte da área, marca um avanço estratégico para o turismo marítimo capixaba e reforça a retomada da temporada de cruzeiros.
O Sebrae/ES informou que, “junto com seus parceiros institucionais Setur e Fecomércio, acredita na retomada dos cruzeiros ao Espírito Santo como forma de impulsionar o turismo no Estado. A instituição tem atuado ainda na preparação e qualificação dos equipamentos turísticos, para que possam receber essa nova demanda, especialmente com foco no turismo de experiência e de produtos turísticos com identidade”.
Nesse sentido, a iniciativa também amplia o alcance do setor turístico e movimenta a economia regional.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) informou que “o retorno dos cruzeiros ainda não tem data definida. Estamos em uma fase de ajustes. Provavelmente, o retorno será em 2026”.
Articulação para chegada de navios
Agentes relacionados com o turismo do ES articulam a captação de navios de cruzeiro desde meados deste ano. Em junho, houve discussões entre representantes do governo e de entidades. Do mesmo modo, na pauta havia temas como recepção qualificada dos cruzeiros, infraestrutura adequada, trâmites legais, ajustes técnicos bem como o projeto de implantação de um píer flutuante. A proposta, inclusive, aguarda aprovação da Secretaria do Patrimônio da União e da Capitania dos Portos.
Segundo o secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho, os estudos técnicos já estão prontos e o diálogo com os órgãos avança. Ele destacou que o objetivo é ampliar a presença de navios e fortalecer o turismo no Espírito Santo.
A reunião contou com representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), Capitania dos Portos, Praticagem do Espírito Santo e do Senac-ES. Estiveram presentes ainda dirigentes da Fecomércio-ES, além de empresas de receptivo turístico e das companhias Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros.