Economia

Produção de petróleo fechará ano em 2,7 milhões de barris diários, prevê EPE

Produção de petróleo fechará ano em 2,7 milhões de barris diários, prevê EPE Produção de petróleo fechará ano em 2,7 milhões de barris diários, prevê EPE Produção de petróleo fechará ano em 2,7 milhões de barris diários, prevê EPE Produção de petróleo fechará ano em 2,7 milhões de barris diários, prevê EPE

Rio – A produção de petróleo no Brasil deve encerrar o ano em 2,7 milhões de barris diários, contra 2,6 milhões de barris diários registrados em 2016.

De acordo com o diretor de Petróleo e Gás da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Coelho, a timidez do acréscimo de produção decorre da conjunção de demora de entrada de projetos e esgotamento de alguns campos.

Ele prevê, no entanto, que após a volta da realização dos leilões de petróleo este ano, e a entrada de projetos de leilões anteriores, a produção tende a crescer e a previsão é que em 2026 atinja 5,2 milhões de barris diários por dia, tornando o Brasil um dos cinco principais exportadores de petróleo.

Ele afirmou, no entanto, que o Brasil ainda continuará importador de derivados nos próximos anos, mas que o projeto da construção de uma refinaria no Maranhão, da Petrobras com chineses, poderia reduzir a importação de diesel e Querosene de Aviação (QAV).

“A gente entende que nos próximos anos o Brasil será importador de médios (diesel e QAV) e o investimento será importante para reduzir a importação desses produtos”, avaliou.