Economia

Produtores discutem mercado interno em tempos de tarifaço na Cachoeiro Stone Fair

No segundo dia da feira, empresários do setor destacaram atenção às medidas anunciadas para apoiar segmentos impactados por tarifas internacionais

Leitura: 3 Minutos
O segundo dia da feira de rochas em Cachoeiro foi o momento de discutir os impactos do tarifaço e aproveitar o conteúdo técnico. Crédito: Divulgação
O segundo dia da feira de rochas em Cachoeiro foi o momento de discutir os impactos do tarifaço e aproveitar o conteúdo técnico. Crédito: Divulgação

O segundo dia da Cachoeiro Stone Fair 2025 foi de debates sobre o futuro do setor de rochas naturais. Bem como discussões sobre as medidas recém anunciadas pelo governo do Espírito Santo em apoio aos setores impactados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a exportadores do país. A CEO da Milanez & Milaneze, organizadora da feira, Flávia Milaneze, destacou que o momento exige resiliência e trabalho conjunto.

“Embora a feira esteja focada no mercado interno, é importante ver que o governo está se movimentando. É um suporte para a economia no momento em que o setor precisa de apoio. A Cachoeiro Stone Fair traz ânimo e reforça a força da cadeia produtiva”, disse Flávia.

Segundo ela, a conjuntura ainda gera incertezas, mas também oportunidades.

As empresas estão segurando as exportações e talvez seja hora de olhar com mais atenção para o mercado interno.

Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze

A feira deste ano ocupa 30 mil metros quadrados e reúne cerca de 200 marcas expositoras, um crescimento de 15% em relação à edição anterior. A maior parte dos expositores é do Espírito Santo, mas há também representantes de outros estados e países como Itália, China e França. Uma das novidades foi a ampliação da área destinada ao maquinário para processamento de rochas.

Feira com conteúdo

A programação da Arena de Conteúdo no segundo dia de feira atraiu público interessado em qualificação e troca de experiências. Sob o tema “Conexões que Movem”, especialistas participaram de painéis, workshops e estudos de caso. O arquiteto Lucas Pianes, o urbanista Rafael Matos e o diretor criativo Eduardo de Lima, do Estúdio Ubuntu, dividiram espaço com João Liparazi, sócio da Marmorativa, para discutir a importância da sinergia entre arquitetos, marmorarias e clientes.

O dia também contou com a apresentação do case “Quando a obra viraliza: o que as redes sociais não mostraram sobre a obra mais falada do Brasil”, referência à casa da influenciadora Maíra Cardi. O encontro reuniu Juliana Piovesana e Felipe de Borba, do Marmorizar, Alexandre Franco Garcia, CEO da Akemi Brasil, e Thiago Coiro, diretor da Bella Marmi, que discutiram bastidores, aprendizados e desafios do projeto.

A edição 2025 da Cachoeiro Stone Fair segue até esta sexta (29), no Parque de Exposição Carlos Caiado, com expectativa de encerrar em clima positivo. “Nosso objetivo é terminar com saldo de satisfação, mais do que números. É um momento de mostrar que o setor é forte e consolidado, mesmo diante das dificuldades”, concluiu Flávia Milaneze.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.