
O Programa ES Inteligente, coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), é um dos finalistas do 5º Prêmio P3C, focada em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões.
O programa concorre na categoria “Melhor Estruturação de Projetos Municipais”. A cerimônia da premiação acontecerá no dia 23 de fevereiro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Segundo o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, a indicação reforça que a modelagem está alinhada às melhores práticas do mercado e evidencia o protagonismo dos bancos de desenvolvimento no Brasil.
As soluções oferecidas pelo nosso programa nos colocam em uma posição de liderança, especialmente em um país que conta com poucos bancos de desenvolvimento e que ainda pode aprender muito com experiências internacionais no campo das cidades inteligentes, aplicadas, por exemplo, em cidades como Barcelona, Madrid, Roma e Tóquio”.
Marcos Kneip, diretor de Negócios do Bandes
O que é o ES Inteligente?
A iniciativa tem como objetivo apoiar os municípios na estruturação de projetos voltados à melhoria da qualidade dos serviços públicos e ao aumento da eficiência da gestão municipal.
Sendo assim, no programa, são desenvolvidos projetos com soluções práticas e de grande impacto, como:
- Modernização da iluminação pública;
- Instalação de usinas de energia solar;
- Ampliação da internet e das telecomunicações;
- Sistemas de câmeras de segurança;
- Wi-Fi público;
- Redes de fibra óptica ligando prédios da prefeitura;
- Ações para melhorar a gestão do lixo urbano.
Até o momento, o modelo capixaba de parceria já concluiu a licitação dos projetos de Cidade Inteligente nos municípios de Venda Nova do Imigrante e Afonso Cláudio. Além disso, o programa contempla, ainda, projetos em Alegre e Aracruz.