Rede de internet por fibra óptica é ampliada em Vitória

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Economia

Rede de internet por fibra óptica é ampliada em Vitória

A operadora capixaba Loga Internet, que já atende oito municípios do Espírito Santo e um da Bahia, chega à Capital, disponibilizando o serviço 100% fibra óptica em 15 bairros. A tecnologia é considerada a mais avançada para a transmissão de dados.

Moradores dos bairros Enseada do Suá, Praia do Suá, Santa Helena, Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Luiza, Santa Lúcia, Pontal de Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia, Goiabeiras (parcialmente), Boa Vista, Morada de Camburi, República e Jardim Camburi, todos de Vitória, passaram a contar este mês com uma rede de internet por fibra óptica mais ampla. Diferente da internet mais tradicional via cabo metálico, a que é considerada a mais avançada para a transmissão de dados é a de fibra óptica.

O avanço foi possível graças à manutenção do investimento da operadora capixaba Loga Internet, apesar da pandemia. De acordo com o diretor Comercial e de Marketing, Antony Moreira, para preservação da saúde e segurança das equipes, a chegada a 15 bairros de Vitória foi adiada em dois meses, mas consolida-se agora com a disponibilização do serviço.

Foto: Créditos / LOGA
Ação de lançamento da Loga em Vitória/ES.

“Nossa expansão contempla primordialmente o atendimento residencial e, para quem mora em prédios, fazemos a adequação com o diferencial de ser um projeto especialmente desenvolvido para não demandar a instalação de ativos nos edifícios, o que evita o consumo extra de energia na área comum, não gera custos com adequação e torna o serviço rápido, sem a necessidade de obras e colocação de antenas e equipamentos. Além disso, os cabos de fibra óptica são bem finos e não obstruem a tubulação já em uso, e todo o processo é supervisionado por equipes de engenharia”, comenta.

Antony conta que a Loga nasceu em Linhares há cinco anos e está presente em oito municípios do Espírito Santo (Linhares, Piúma, Guarapari, Sooretama, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta e Vila Velha) e um na Bahia, atendendo diversos bairros com 100% de fibra óptica até a casa do cliente, tecnologia atualmente utilizada somente por 10% dos usuários de internet do país. O diretor adianta que o plano de expansão da empresa prevê também a chegada no próximo mês em Serra, nos bairros de Fátima, Carapina I e Hélio Ferraz.

INTERNET NÃO É TUDO IGUAL

A internet por fibra óptica não é a mesma usada tradicionalmente pela maioria das pessoas. A solução em FTTH ou FTTA (Fiber To The Home ou Fiber To The Apartment) chega direto ao modem da casa do cliente. Na comparação, a internet tradicional se difere da internet ultrarrápida por utilizar a fibra óptica somente até determinado ponto da rede. Depois, o cabeamento é feito por meio de cabos de cobre até a residência do usuário, de onde geralmente se originam as interferências de entrega do serviço.

Constituída de filamentos de vidro ou polímeros, a fibra óptica processa informações na velocidade da luz, convertendo energia luminosa em energia elétrica ou sonora. Isso graças aos materiais que as compõem com características dielétricas imunes a qualquer interferência eletromagnética. Logo, por mais ‘ruidoso’ que seja o ambiente de instalação, o tráfego de sinais é garantido.

Como o material que envolve a fibra óptica proporciona isolamento elétrico ao próprio cabo, não existe necessidade de aterramento. Além disso, como não há condução de corrente em um cabo óptico, problemas como curto-circuito, faiscamento e choques elétricos não acontecem. O resultado disso é a geração de dados em grande volume, com altas velocidades de transmissão de imagens, dados e voz com estabilidade, grande disponibilidade, confiabilidade e sem interferências.

TUDO PELO APLICATIVO

Da retirada da fatura até a abertura de chamado técnico, na Loga tudo pode ser resolvido via aplicativo. Outros serviços disponíveis são a mudança da senha do wi-fi e um autodiagnóstico técnico, que realiza teste em cinco itens da entrega do serviço (potência de transmissão, potência recebida, corrente de transmissão, temperatura do modem e tensão de energia do modem). Caso em algum desses itens seja detectado problema, o cliente é direcionado para a abertura de chamado automático. Há ainda os bots de atendimento financeiro. “Queremos que o usuário encontre as soluções direto no aplicativo para ter o controle total da sua internet de forma prática, sem perder tempo ao telefone com uma equipe de suporte”, explica Antony. Mesmo com essa facilidade, caso o cliente prefira, a Loga possui uma central de atendimento com ligações gratuitas que funciona pelo telefone 0800 400 1560.

AÇÃO DE LANÇAMENTO

Para marcar a chegada a Vitória, a Loga Internet realizou entre os últimos dias 13 e 15, de forma descentralizada pelos bairros atendidos, uma ação de conscientização acerca da Covid-19. Houve distribuição de máscaras de tecido, saquinhos de lixo para carros, brindes, além de aferição de temperatura em parceria com estudantes de Enfermagem da Faculdade Pio XII. As equipes da Loga foram previamente treinadas para a ação para evitar qualquer tipo de aglomeração. Elas também foram devidamente equipadas com máscaras, equipamentos de proteção e álcool 70%, e supervisionadas pela enfermeira da empresa.

Saiba mais

www.loga.net.br
Central de atendimento gratuita: 0800 400 1560