Práticas de Compliance trazem ganhos a curto prazo para empresas

Compartilhar

Publieditorial
Economia

Práticas de Compliance trazem ganhos a curto prazo para empresas

Agir de acordo com regras e diretrizes é fundamental para o sucesso e desenvolvimento de uma organização. Além disso, essa ação pode fornecer segurança às empresas, já que ajuda a seguir à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro dos padrões exigidos.

A partir desta realidade, existem as práticas de compliance. Uma medida que assegura, sem dúvidas, a sobrevivência de uma empresa.

Compliance é derivado da palavra Comply, que significa “agir em sintonia com as regras”. Faz parte do compliance estar em dia com normas, controles internos e externos, e todas as políticas e diretrizes estabelecidas para a empresa.

Foto: Divulgação
Compliance, Regras, Padrões, Políticas, Legislação.

O objetivo principal de realizar práticas de compliance é reduzir ao máximo os riscos empresariais e, por isso, garantir as relações éticas e transparentes entre empresas.

CÓDIGO DE CONDUTA É UM PRIMEIRO PASSO

Aplicar o compliance exige uma série de medidas por parte da organização.

Elaborar um código de conduta e disseminar aos colaboradores a importância de seguir tais regras estabelecidas é uma das primeiras formas.

Além disso, outra alternativa é criar e disponibilizar canais internos de denúncias, em que os próprios funcionários possam relatar atividades que não estão de acordo com os preceitos defendidos pela empresa e evitar, por consequência, práticas moralmente questionáveis.

Foto: Divulgação
Código de conduta, políticas internas.

Ao se colocar em prática o compliance, os ganhos já podem ser vistos a curto prazo.

Estes, vão desde o ganho de credibilidade por parte dos clientes e investidores, passando pelo aumento da eficiência e da qualidade dos produtos fabricados e serviços prestados, até uma melhoria significativa nos níveis de governança corporativa.

MERCADO TRAZ OPORTUNIDADES

Se especializar no assunto é uma boa forma de estar por dentro de tudo que envolve a área de compliance.

A MMurad/FGV, conveniada da Fundação Getúlio Vargas em Vitória, conta com um curso de curta duração de Compliance, com inscrições abertas para a próxima turma.

No curso, é possível aprender a examinar as principais leis envolvidas; compreender as implicações penais das leis de anticorrupção e de antissuborno e analisar os aspectos fiscais, empresariais; e aprender sobre programas de sistema de gestão de compliance. Para se inscrever, clique aqui e garanta condições especiais.

MMURAD/FGV - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

Endereço: Rua Desembargador Sampaio, 193. Praia do Canto, Vitória - ES

Telefone: (27) 2125-4761 / (27) 99975-4248