Economia

Quatro das oito atividades do varejo recuam em março ante fevereiro, aponta IBGE

Quatro das oito atividades do varejo recuam em março ante fevereiro, aponta IBGE Quatro das oito atividades do varejo recuam em março ante fevereiro, aponta IBGE Quatro das oito atividades do varejo recuam em março ante fevereiro, aponta IBGE Quatro das oito atividades do varejo recuam em março ante fevereiro, aponta IBGE

Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram perdas nas vendas em março ante fevereiro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido subiu 0,8%.

As quedas ocorreram em Tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%).

Na direção oposta, as atividades com expansão foram Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e Móveis e eletrodomésticos (0,3%).

A atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou estabilidade.

No comércio varejista ampliado – que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve elevação de 3,6% em março ante fevereiro. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou alta de 3,7%, enquanto Material de construção subiu 0,2%.

Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada. No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal. O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.

Comparação com março de 2022

Segundo o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram crescimento em março de 2023 ante março de 2022. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 3,2%.

Houve avanços em Combustíveis e lubrificantes (14,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,8%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,1%) e Móveis e eletrodomésticos (2,0%).

Os segmentos com perdas foram Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-12,9%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-8,0%) e Tecidos, vestuário e calçados (-7,3%).

No varejo ampliado – que agora inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas subiram 8,8% em março de 2023 ante março do ano anterior. O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças avançou 10,7% em relação a março de 2022, Material de Construção teve recuo de 5,1%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo subiu 5,6%.