Economia

Realização das Olimpíadas recuperou autoestima dos brasileiros, diz Luiza Trajano

Realização das Olimpíadas recuperou autoestima dos brasileiros, diz Luiza Trajano Realização das Olimpíadas recuperou autoestima dos brasileiros, diz Luiza Trajano Realização das Olimpíadas recuperou autoestima dos brasileiros, diz Luiza Trajano Realização das Olimpíadas recuperou autoestima dos brasileiros, diz Luiza Trajano

São Paulo – A realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro recuperou a autoestima dos brasileiros, na avaliação da empresária Luiza Helena Trajano. A presidente do conselho de administração do Magazine Luiza considerou que a confiança dos consumidores é o elemento que mais afeta o desempenho do varejo e avaliou que o setor deve aproveitar o momento de recuperação do otimismo.

A uma plateia de varejistas em São Paulo, a empresária fez uma análise dos últimos dez anos de atuação do varejo e considerou que a queda da confiança – iniciada em meados de 2014 e aprofundada no ano seguinte e no início deste – foi o que mais a entristeceu nesse período. “Vimos cair profundamente esse índice e isso é algo muito sério, o crédito diminuiu e quem tinha emprego temia perder”, completou.

Membro de conselho do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Luiza considerou que o efeito positivo das Olimpíadas na autoestima dos brasileiros surpreendeu até mesmo a organização. “Aconteceu o que ninguém esperava, que foi resgate da autoestima do Brasil. A gente não conseguia enxergar o Sol porque tinha uma nuvem e essa nuvem saiu”, declarou. “Essa autoestima é fundamental para nossas vendas”, acrescentou.

Luiza considerou que o cenário ainda é desafiador. Lembrando o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, considerou que “esta semana ainda será de muita tempestade”. Apesar disso, ela avaliou que os varejistas devem aproveitar o momento e se concentrar nas vendas.

Redes sociais

A empresária comentou ainda sobre o episódio que viralizou nas redes sociais, quando ela sofreu uma queda ao carregar a Tocha Olímpica dos jogos do Rio. “A gente entende a força das redes sociais quando vira meme”, comentou, provocando risos na plateia. Ela relatou que não tinha dado importância para a queda até perceber a repercussão nas redes sociais.

“Disseram que eu precisava falar algo, porque até os gerentes das nossas lojas estavam preocupados comigo, mas depois eles aproveitaram isso para vender, dizendo que a Luiza caiu e os preços também”, contou.