Economia

Redução de exportação de agropecuários se dá por safra tardia de soja

No primeiro bimestre, houve queda de 8,6% nas exportações para a União Europeia

Redução de exportação de agropecuários se dá por safra tardia de soja Redução de exportação de agropecuários se dá por safra tardia de soja Redução de exportação de agropecuários se dá por safra tardia de soja Redução de exportação de agropecuários se dá por safra tardia de soja
Foto: Divulgação

A queda de 10,8% registrada nas exportações agrícolas em fevereiro se deu, principalmente, pela safra tardia de soja registrada em 2021, explicou o subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Herlon Brandão. “Veremos maiores embarques de soja a partir de março”, completou.

Já o aumento de 13,8% na venda de produtos da indústria extrativa foi puxado principalmente pelo aumento do preço do minério de ferro de mais de 75% no mês.

No primeiro bimestre, houve queda de 8,6% nas exportações para a União Europeia, principalmente por conta da entressafra agrícola e na redução e embarques de óleo bruto. Houve aumento de 11,2% para a Ásia, 16,5% para a América do Sul e 4,8% para a América do Norte.

Já pelo lado das importações, houve redução de 22,6% dos produtos vindos dos Estados Unidos.

Segundo Brandão, isso se deve, principalmente, porque a base de 2020 estava inflada pela nacionalização de plataformas de petróleos. Houve crescimento de 25,4% da América do Sul, com aumento de cereais, farinhas, trigo e partes de veículos automotivos.