Economia

Reduzidos índices de conteúdo nacional para incentivo tributário de banda larga

Reduzidos índices de conteúdo nacional para incentivo tributário de banda larga Reduzidos índices de conteúdo nacional para incentivo tributário de banda larga Reduzidos índices de conteúdo nacional para incentivo tributário de banda larga Reduzidos índices de conteúdo nacional para incentivo tributário de banda larga

Brasília – O Ministério das Comunicações reduziu alguns dos porcentuais mínimos de conteúdo nacional que devem ser obedecidos pelas empresas para que possam ser beneficiadas com o Programa Nacional de Banda Larga para Implantação de Redes de Telecomunicações (REPNBL-Redes). Criado em setembro de 2012, o regime suspende impostos, como PIS, Cofins e IPI, nas obras e compras de equipamentos que favoreçam a expansão da banda larga no País.

As mudanças dos índices constam de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o documento, para implantação de rede de transporte óptico por meio de cabos OPGW, por exemplo, o porcentual de tecnologia nacional referente ao valor total do projeto e dos equipamentos de rede caiu de 70% para 35%. No caso de implantação, ampliação ou modernização de rede de acesso móvel, o índice exigido passou de 50% para 35%.

Também foram modificados índices para implantação, ampliação ou modernização de rede de acesso óptico e rede de acesso fixo sem fio. O novo texto ainda altera as definições de ‘equipamento ou componente de infraestrutura’ e de ‘rede de acesso’. Clique aqui e veja a íntegra da portaria.